Treinamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 51 (12670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I - DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

Treinamento significa o preparo da pessoa para o cargo, enquanto o propósito da educação é preparar a pessoa para o ambiente dentro ou fora do seu trabalho.

1 – CONCEITO DE TREINAMENTO:

Antigamente, alguns especialistas de RH consideravam que o treinamento visava adequar a pessoa ao seu cargo e desenvolver a força de trabalho da organização a partirdos cargos ocupados e treinados, representando com isto custo para a organização.
Quase sempre o treinamento tem sido entendido como o processo pelo qual a pessoa é preparada para desempenhar de maneira excelente as tarefas específicas do cargo que deve ocupar.
Modernamente, o treinamento é considerado um meio de desenvolver competências nas pessoas para que elas se tornem mais produtivas,criativas e inovadoras, a fim de contribuírem melhor para os objetivos organizacionais.

Através do treinamento e do desenvolvimento, as pessoas podem assimilar informações, desenvolver atitudes e comportamentos diferentes e desenvolver conceitos abstratos, através de quatro tipos de mudanças:




























Esse quatro tipos de conteúdo do treinamentopodem ser utilizados de maneira isolada ou conjunta. Em alguns programas de treinamento de vendedores, por exemplo, incluem-se transmissão de informações (sobre a empresa, sobre os produtos, sobre os clientes, mercado etc.), desenvolvimento de habilidades (preenchimento de pedidos, calculo dos preços etc.), desenvolvimento de atitudes (como tratar o cliente, como se comportar como conduzir oprocesso de venda, como argumentar e contornar as negativas do cliente etc) e desenvolvimento de conceitos (relacionados com a filosofia da empresa e ética profissional).
• Assim o processo de treinamento não deve ser considerado custo, mas sim uma fonte de lucratividade ao permitir que pessoas contribuam efetivamente para os resultados do negócio. O treinamento deve ser visto, portanto, como umamaneira de agregar valor às pessoas, à organização e aos clientes. Ele enriquece o patrimônio humano das organizações. Ele é o responsável pelo capital intelectual das organizações.
Desde seu nascimento até sua morte, o ser humano vive em constante interação com seu meio ambiente, recebendo e exercendo influências em suas relações com ele.
Educação é toda influência que o ser humano recebe doambiente social, durante a sua existência, no sentido de se adaptar a normas e valores sociais vigentes e aceitos. O ser humano, todavia, recebe essas influências, assimila-as de acordo com suas inclinações e predisposições e enriquece ou modifica seu comportamento de seus próprios padrões pessoais.
A educação pode ser institucionalizada e exercida de modo organizado e sistemático, como nasescolas e igrejas, obedecendo a um plano preestabelecido, como também pode ser desenvolvida de modo difuso, desorganizado, como no lar e nos grupos sociais a que o indivíduo pertence, sem obedecer a qualquer plano preestabelecido.
Pode-se falar em vários tipos de educação: social, religiosa, cultural, política, moral, profissional etc.


Objetivos do treinamento:
1. Preparar as pessoas paraexecução imediata das diversas tarefas do cargo.
2. Proporcionar oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal, não apenas em seus cargos atuais, mas também para outras funções mais complexas e elevadas.
3. Mudar a atitude das pessoas seja para criar um clima mais satisfatório entre elas ou para aumentar-lhes a motivação e torná-las mais receptivas as novas técnicas de gestão.Ciclo de treinamento.
Entrada Processo Saída







Retroação.

[pic]

O processo de treinamento assemelha-se a um modelo de sistema aberto, cujos componentes são:
1. Entradas (inputs), como treinando, recursos organizacionais, informação, conhecimentos etc.
2....
tracking img