Liberalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LIBERALISMO

A palavra “LIBERAL” deriva do latim, LIBER (“livre”, ou “NÃO ESCRAVO”), e está associada com a palavra LIBERDADE ou LIBERTÁRIO.
O liberalismo surgiu durante o Renascimento e a Reforma, com a nova concepção do homem, tem sua base na distinção entre público e privado, moral e direito, que se desenvolveu com o tempo.
O Liberalismo é uma doutrina baseada na liberdade individual,nos campos econômico, político, religioso e intelectual, contra as intervenções e atitudes de estabelecer pena do poder estatal. Apesar de diversas culturas e épocas apresentarem indícios das ideias liberais.

INTRODUÇÃO AO LIBERALISMO

A sociedade capitalista foi gestada em meio à dissolução da ordem feudal. Inicialmente as utopias construídas a partir da ideia de abolição da servidãopreconizavam uma sociedade organizada sob a defesa do interesse coletivo, de cunho socialista. No entanto, os revoltos populares foram inspirados nessas ideias derrotadas (guerras camponesas europeias, à liquidação dos Levellers na Inglaterra) e acabou se implantando um processo diametralmente oposto: a eliminação das terras comunais através dos cerca mentos e sua transformação em propriedade.
Comoresultado desse processo, os servos foram libertados dos liames da servidão e da terra de onde tiravam seu sustento. Para eles, liberdade passava a significar vender livremente sua força de trabalho para os detentores do meio de produção, tornando-se assalariados. Para os donos das terras à época, o principal meio de produção, liberdade era dispor de sua propriedade como bem lhe agradasse. A novaorganização social baseava-se nesse duplo conceito de liberdade: liberdade do trabalho –assalariamento– e livre uso da propriedade dos meios de produção – capital.
Podendo ser resumido como o postulado do livre uso, por cada indivíduo ou membro de uma sociedade, de sua propriedade. O fato de uns terem apenas uma propriedade: sua força de trabalho, enquanto outros detêm os meios de produção não édesmentido, apenas omitido no ideário liberal.

CARACTERISTICA DO LIBERALISMO

Liberalismo clássico também conhecido liberalismo tradicional ou liberalismo laissez-faire ou liberalismo de mercado é uma forma de liberalismo que defende a liberdade individual, igualdade perante a lei, limitação constitucional do governo, direito de propriedade, direito naturais, proteção das liberdades civis erestrições fiscais ao governo, como exemplificado nos textos de John Locke, Adam Smith, Ludving Von Mises, David Ricardo, Voltaire, Montesquieu e outros. Assim sendo, é fusão do liberalismo econômico com liberalismo político do final do século XVIII e século XIX. “O núcleo normativo” do liberalismo clássico é a ideia que economia laissez-faire conseguiria criar uma ordem espontânea ou “Mão” invisívelque beneficiara a sociedade, apesar de que ele não se opõe a provisão alguns produtos básicos pelo governo onde eles são vistos como limitados. A qualificação clássica é aplicada retroativamente para distinguir ele do conceito. Liberalismo social desenvolvido no século XX. Liberais clássicos suspeitam de tudo a não ser o mais mínimo dos governos e são contra o estado de bem-estar social.
Cadapensador liberal, ao seu modo e a partir de determinadas perspectivas, lançou um tipo de teoria. No entanto, em meio à diversidade de suas ideias, estabeleceu-se um conjunto de valores que integravam, liberdade, razão, individualidade e igualdade como princípios norteadores pela busca da felicidade humana.

O PENSAMENTO DE ADAM SMITH:

É o pai da economia moderna, e é considerado o maisimportante teórico do liberalismo econômico. Autor de “uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações”, a sua obra mais conhecida, e que continua sendo como referência para gerações de economia, na qual procurou demonstrar que a riqueza das nações resultava da atuação de indivíduos que, movidos apenas pelo seu próprio interesse (self-interest), promoviam o crescimento econômico e a...
tracking img