Pesquisa sobre o uso de celulares na Escola Raimundo Nonato Bogéa de Grajaú-Maranhão

1333 palavras 6 páginas
1 INTRODUÇÃO

O presente relatório tem por finalidade apresentar a metodologia utilizada pelos professores dentro das salas de aulas ao se depararem com os alunos distraídos com as tecnologias existentes, como as redes sociais e os diversos aplicativos (App) de celulares.
Sabe-se que nos dias de hoje, os professores têm grandes dificuldades para ministrarem suas aulas, devido ao fato dos alunos estarem com sua atenção voltada para os recursos tecnológicos, impossibilitando assim, um melhor rendimento nas aulas.
Daí, surge o questionamento a respeito dos meios que os docentes utilizam para captar a atenção desses alunos, e se os métodos utilizados por eles, se relacionam com as teorias do Behaviorismo e da Psicologia humanística, com base nisso, fundamentou-se a pesquisa.
O relatório foi elaborado visando às observações em sala de aula, respostas de questionários, e entrevistas com os docentes da Escola Municipal Raimundo Nonato Bogéa na cidade de Grajaú-Maranhão.

2 AS TEORIAS DO BEHAVIORISMO RADICAL E DA PSICOLOGIA HUMANÍSTICA NA EDUCAÇÃO

Os professores que seguem a linha de pensamento do Behaviorismo Radical, tendem à reforçarem um comportamento manifesto pelo aluno que se considere correto, e à punirem um comportamento que seja inadequado.
Os behavioristas radicais, acreditam que a técnica do reforço é mais efetiva que a punição, pois, estimula uma maior frequência de comportamentos corretos.
Existem muitas críticas ao ensino-aprendizagem através do método behaviorista, devido ao modo do comportamento humano ser tratado como algo mecanicista, em que o sujeito operante, ou seja, o professor, controla o comportamento dos seus alunos, deixando de lado suas vontades e seus desejos.
A Psicologia Humanística é uma teoria que se opõe aos conceitos do Behaviorismo:

De acordo com os pressupostos do humanismo, o homem não está determinado pela situação imediata ou pela experiência passada; por nenhuma condição (cultural, histórica, natural etc.), pois tem

Relacionados

  • ORIENTA ES PARA O ANO LETIVO 2015
    56954 palavras | 228 páginas