Teorias psicanalistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Polo: Juazeiro do Norte – Ceará
Curso Superior de Graduação em Pedagogia








e plena de raciocínio é atingido.
A grande contribuição de Piaget foi estudar o raciocínio lógico-matemático, é fundamental nas escolas mas não pode ser ensinado, depende de uma estrutura de conhecimento da criança (segundo
Lino de Macedo). As descobertas de Piagettiveram grande impacto na pedagogia demonstrando que a transmissão de conhecimento é uma possibilidade limitada. Não podemos fazer uma criança aprender o que ela não tem condições de absorver, e mesmo tendo essas condições, não vai se interessar a não ser por conteúdos que lhe façam falta em termos cognitivos.
Para Jeam Piaget o conhecimento se dar por descobertas que a própria criança faz. Oaprendizado é construído pelo aluno, e é sua teoria que inalgura o construtivismo. Para o mesmo educar é “provocar a atividade” isto é, estimular a

Psicologia



Ana Roberta Tavares de Lima RA-370988
Audizia Maria Lopes Bezerra RA-367611
Jucicleia Pereira Pinheiro de Sousa RA- 359405
Jucilania Pereira Pinheiro RA-367991
Raimunda Lira RA-395801










Juazeiro do Norte –Ceará
2012
1ª Etapa

A Teoria Psicanalista foi desenvolvida pelo psiquiatra Sigmund Freud no fim do século XIX / início do século XX e está intimamente relacionada a sua prática psicoterapêutica. É uma teoria que procura descrever a etiologia dos transtornos mentais, o desenvolvimento do homem e de sua personalidade, além de explicar a motivação humana. Com base nisso Freud desenvolveu um tipode psicoterapia. Ao conjunto formado pela teoria, a prática psicoterapêutica nela baseada e os métodos utilizados dá-se o nome de Psicanálise.
Sigmund Freud foi um médico neurologista fundador da psicanálise. Nasceu em Freiberg, iniciou seus estudos pela utilização da hipnose como método para tratamento para pacientes com histeria. Freud também é conhecido por suas teorias dos mecanismos dedefesa, repressão psicológica e criou a utilização clínica da psicanálise como tratamento da psicologia, entre o diálogo entre paciente e psicanalista. Freud também acreditava que o desejo sexual era a primeira energia que motivava a vida humana. Ele abandonou o uso da hipnose em pacientes com histeria, partindo para interpretação de sonhos e da une associação, como fontes de desejos do inconsciente.Seu tratamento e suas teorias foram contestadas na Viena do século XIX, e continuam sendo muito debatidas hoje.

Contribuição para Educação:

Freud contribuiu com a ciência do século XIX, com a psicanálise. Desse modo contribuição de Freud foi muito importante para o campo científico, tendo vista que, a mente humana se tornou alvo de estudos primeiramente, graças as conclusões Freudianas.Entender o funcionamento biológico dos seres humanos ficou mais completo, devido a não separação do corpo da mente. Freud buscou desde a fundamentação da sua teoria, relacionar o pensamento filosófico ao neurológico. Para entender Freud temos que entender todo o caminho percorrido por ele, até tornar-se o pai da psicanálise.
A teoria freudiana percorre por todos os lugares do mundo em seminários,palestras, conferências. O pensamento de Freud se encontra vivo, pois somente ele teve coragem de levar para dentro dos círculos intelectuais a questão da sexualidade e cogitou a influência que os instintos sexuais atuam em nossos problemas, angustias, sonhos e comportamentos. Freud levantou a hipótese que várias histórias que aconteceram em nossa civilização estão ligadas aos tempos em que a criançaestá desenvolvendo um processo de aprendizagem e de interação social.
Freud não falou muito sobre a importância da psicanálise na educação, e chegou a afirmar que educar é uma tarefa impossível devido a subjetividade inconsciente de cada pessoa.

Freud: Psicanálise e Educação.

Freud nasceu em 1856 em Frieberg, filho de família judaica, aos 4 anos mudou-se para Viena onde passou maior...
tracking img