Teorias gerais de adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1602 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Burocracia: Se baseia na racionalidade, possui impessoalidade nas relações, meritocracia, hierarquia de autoridade, regras e normas, é um modelo mais fácil de ser transposto para outras sociedades, rapidez nas decisões, pois cada um conhece o que deve ser feito, etc.
Disfunções: Excesso de formalismo e de papelório, resistência às mudanças por conta das rotinas e padrões, exibição de sinais deautoridade por conta da hierarquia de autoridade, etc.

Escola Clássica e Administração Científica: Homo Economicus: O homem procura o trabalho como um meio de ganhar a vida por meio do salário que o trabalho proporciona. Dessa forma, as recompensas salariais e os prêmios de produção influenciam o seu rendimento.
Taylor: Análise do trabalho e do estudo dos tempos e movimentos, a fim de obtermelhores resultados na produtividade. Estudo da fadiga humana, a fim de evitar esforços excedentes provocados por movimentos inúteis, divisão do trabalho e especialização do operário, as condições de trabalho, etc.
Supervisão funcional: os operários são supervisionados por supervisores especializados, e não por uma autoridade centralizada. Consiste em dividir o trabalho de maneira que cada homem,desde o assistente até o superintendente, tenha de executar a menor variedade possível de funções. Sempre que possível, o trabalho de cada homem deverá limitar-se à execução de uma única tarefa.
Fayol: As 4 funções básicas do administrador: planejar, organizar, coordenar e controlar.

Escola das Relações Humanas: Homo Social: O homem é motivado, principalmente, pela necessidade de reconhecimento,de participação e de aprovação social nas atividades dos grupos sociais onde vive.
Mary Parker Follet: Propôs soluções de conflitos e grupos informais. Realizou pesquisas voltadas para o trabalho social, destacando as pessoas como componentes centrais das organizações e inaugurou a visão humanista, crítica e democrática da Administração. Segundo ela, há 3 métodos de solução de conflitosindustriais: método da força, os objetivos seriam atingidos usando ameaças; método da barganha, conflitos se resolveriam por meio das concessões e do compromisso mútuo entre empregados e patrão; método da integração, soluções seriam encontradas através de uma solução apresentada por terceiros, de forma integradora e que atenderia as partes envolvidas.
Elton Mayo: Coordenou a experiência de Hawthorne, queestudou à fadiga, acidentes no trabalho, rotatividade do pessoal (turnover) e ao efeito das condições de trabalho sobre a produtividade do pessoal.
Chester Barnard: criou a Teoria da Cooperação, e foi um dos primeiros a ver o homem como um ser social, dentro do ambiente de trabalho e analisar as organizações informais promovidas por eles.
Modelo Toyotista: O toyotismo apresenta as seguintescaracterísticas: Just in time, consiste em produzir o necessário, na quantidade devida e no momento oportuno. Isso reduz o custo da manutenção de estoques desnecessários; Jidoka, permitindo que um funcionário pudesse controlar várias máquinas simultaneamente, para isso ocorreu uma humanização da interface entre máquina e operador; Multifuncionalização, os funcionários não são mais especializados emuma única função conforme o modelo Fordista, em vez disso passa a ser polivalentes; Controle da qualidade total, ao contrário do sistema fordista em que a qualidade era assegurada pela amostragem de produtos, o sistema toyotista propõe que todos os trabalhadores estejam envolvidos no processo de qualidade em todos os pontos do processo produtivo.
Teoria X e Y de McGregor: Teoria X: As pessoas sãopreguiçosas e indolentes, tendem a evitar o trabalho, evitam a responsabilidade para se sentirem seguras, são ingênuas e sem iniciativas.
Teoria Y: As pessoas gostam do trabalho que exercem e são esforçadas e dedicadas, consideram o trabalho com algo natural a ser realizado, podem se controlar e assumir responsabilidades, são criativas e competentes.
Teoria Z de Ouchi: Nesta teoria, Ouchi...
tracking img