Teorias do Jogo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Por que o autor afirma que a palavra jogo tem um caráter polissêmico?
2. Comente as observações do autor a seguir:
“Da maneira que concebemos, o jogo é antes de tudo uma atividade, isto é, umaação humana pautada por uma intenção que se justifica por si mesma, sob o pano de fundo do universo imaginário, balizado por regras, Portanto, se diferencia do exercício na medida em que não é umarepetição mecânica, destituída de sentido imaginário e cujo objetivo visa sempre uma finalidade prática e imediata.”
3. Em que momento do texto o autor enfatiza que o jogo é um fim em si mesmo?
4.Segundo o autor, quais são as diferenças entre as regras do jogo e do esporte?
5. Reflita: porque o autor nos orienta a pensar o jogo como realidade profundamente humana e necessária?
Resposta questão1: Porque a palavra jogo pode ter vários sentidos. Como por exemplo, o autor cita: crianças correndo uma atrás da outra de maneira lúdica estão jogando; assistir uma partida de futebol é igual aassistir um jogo; etc.
Resposta questão 2: O autor diferencia o exercício do jogo na medida em que o jogo não tem um objetivo, sendo exclusivamente humano por ser cultural. Já o exercício é um ato que deveser realizado de forma padrão, pois sendo realizado de forma incorreta pode causar um dano físico, ou seja, é uma repetição mecânica com objetivo prático e imediato.
Resposta questão 3: No terceiroparágrafo o autor enfatiza que o jogo é um fim em si mesmo quando diz que a ultima finalidade é realizar os próprios jogadores, não tendo qualquer finalidade externa a ele mesmo. Ele ainda acrescentaque “no jogo, celebra-se o próprio ato de jogar embalado pela predominância do espírito lúdico”.
Resposta questão 4: As diferenças entre as regras do jogo e do esporte é que no esporte as regrasorientam a conduta dos jogadores, e os mesmos devem se adaptar as regras. Regras estas imperativas e independente da necessidade dos jogadores, já que é institucionalizada na forma de lei. As regras do...