Teorias de piaget - trab de intervenção com criança de 7 anos

Páginas: 6 (1498 palavras) Publicado: 13 de abril de 2011
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

Psicologia do Desenvolvimento II

Professora Ms. Cassandra Arruda de Sousa Araújo

Angela do Carmo
Jéssica Luana Morais Ribeiro

Goiânia/2010

Resumo

O estudo refere-se à observação das varias etapas de desenvolvimento cognitivo que cada indivíduo apresenta através do equilíbrio e da assimilação e a acomodação. Ométodo lógico com base nas teorias Piagetianas tem o objetivo de investigar o pensamento da criança a partir de cada teste aplicado referente a cada idade proposta que varia de dois a dez anos de idade.
A observação das condições de limitação que cada fase da criança apresenta e a observação do crescimento mental ou o desenvolvimento das condutas e dos comportamentos são processos cognitivosreferentes sensório-motor, pré-operacional pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
O objetivo desse estudo é colocar em pratica os testes referentes a cada idade da criança e assim analisar as possibilidades de formulação de regras e resolução de problemas que cada período de crescimento apresenta. Os métodos foram à comunicação com cada individuo e a observação ao realizar otrabalho que apresentava seis tipos de testes referentes à idade da criança escolhida.

Palavras chaves:
Desenvolvimento, observação, Teorias Piagetianas.

Introdução
O trabalho apresenta os aspectos básicos da teoria de Jean Piaget que foi um psicólogo e filosofo suíço pioneiro no campo da inteligência infantil. Para ele a lógica, a moral, a linguagem e a compreensão de regras sócias eramconstituídas ao longo do processo de desenvolvimento, ou seja, por mudanças qualitativas e não pré-formadas e inatas. Piaget considerava o principal objetivo da educação, que é tanto a autonomia, tanto intelectual como moral e a aprendizagem e o desenvolvimento se caracteriza no processo cognitivo. A aprendizagem refere-se à aquisição de uma resposta particular já vivida e aprendida e odesenvolvimento seria uma aprendizagem de fato , sendo o responsável pela formação dos conhecimentos.
O estudo apresenta três idéias fundamentais da inteligência: são as organizações mentais que a criança possui as diferenças na forma de pensar, ou seja, a conduta externa, aos dados comportamentais não interpretados e a maneira que o individuo se desenvolve cognitivamente
O desenvolvimento cognitivoinicia-se com a capacidade inata de se adaptar ao ambiente e se gradua por meio de três princípios inter-relacionados: organização, que é a tendência de criar esquemas de cognição; adaptação, que é a forma como uma criança lida com novas informações.
Primeiramente, ao recebê-las, ela assimila e após as incorpora nas estruturas cognitivas existentes, e pela acomodação desses esquemas cognitivos háinclusão do novo conhecimento; equilíbrio, que determina a mudança da assimilação para a acomodação. Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em quatro estágios: Sensório-Motor (0-2 anos de idade); Pré-Operatório (2-7 anos); Operatório Concreto (7-11 anos); Operatório Formal (após 12 anos) (Slomp, 2009).
O estagio Pré-Operatório (2-7 anos) caracteriza-se, principalmente, pela interiorização de esquemasde ação construídos no estágio anterior (sensório-motor). A criança nesse estágio é egocêntrica, não aceita a ideia do acaso e tudo deve ter uma explicação (é fase dos “porquês”). Age por simulação, possui percepção global sem discriminar detalhes e deixa-se levar pela aparência sem relacionar fatos (Coll; Gillièron, 1987; Slomp, 2009).
Os testes aplicados na criança apresentam noção decausalidade que significa que as causas reconhecidas não são mais exclusivamente localizadas na ação e sim a própria e relação de causa e efeito levam em conta os contatos físicos e espaciais. Outras propostas empregadas no estudo são operações infralógicas, conservações espaciais: conservação da superfície, conservação de volumes espaciais, esta proposta era caracterizada pela prova da salsicha e da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria de Piaget Aplicada em Criança
  • Crianças de 7 a 11 anos
  • Entrevista com Criança de 7 anos
  • DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DE 7 ANOS
  • Criança com 7 anos com tdah
  • Trabalho de observação de uma criança de 7 anos.
  • Brincadeiras para crianças de 7 a 8 anos
  • ENSINANDO CRIANÇAS DE 7 À 9 ANOS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!