Teorias de aprendizagem e entrevistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2223 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:

- Objetivo: Fazer análise teórica acerca da aprendizagem nas entrevistas com cinco alunos de qualquer segmento de ensino (Fundamental ao Superior).

As entrevistas foram organizadas da seguinte forma:

Parte A (dados sociológicos); Parte B (Perguntas acerca da aprendizagem); Parte C (Análise teórica individual das entrevistas).

Parte A - Os dados sociológicos são por base:1- Idade,
2- Série,
3- Escola(Pública ou particular) e
4- Bairro.

Parte B - As perguntas feitas foram:

1- Quais são as suas maiores dificuldades e dos seus colegas dentro de sala de aula?
2- Em sua opinião, como estas dificuldades poderiam ser solucionadas?

3- Como seria uma atividade que envolva os alunos e professores?

4- A frequência exigida e a convivência escolarinfluenciam em que pontos a sua formação como cidadão(-ã), em sua opinião?
5- Os livros didáticos e os sistemas de avaliação de sua escola estão adequados às suas necessidades e a de seus colegas?
6- Como funciona o relacionamento entre você e sua escola fora de sala de aula? Como você acha que deveria funcionar, é deficiente?



1º Entrevistado:
Parte A – Dados:

Nome: Juliana Oliveira
Idade:18
Série: 1º Ano (2º Grau)
Escola: Particular
Bairro: Recreio dos Bandeirantes

Parte B – Respostas:
1-) “A interação entre alunos e professores é deficiente:
Alunos não sentem interesse em prestar atenção na maneira como professores normalmente passam a matéria e, por outro lado, alguns alunos não se importam com determinadas matérias dadas.”
2-) “Trabalhos em grupos poderiam serdesenvolvidos, professores poderiam pensar em maneiras melhores de captar atenção dos seus alunos.”
3-) “Interatividade entre a matéria dada e o professor mediador poderiam ser aplicadas em sala, gincanas, etc.”
4-) “Aprendi a respeitar outras pessoas e culturas. Existem diferentes hábitos, às vezes em contraste com a nossa realidade.”
5-) “Os livros não são usados até o fim, parte damatéria não é usada e muitas vezes o professor não consegue terminar a matéria a tempo até o fim do período letivo.”
6-) “Trabalhos e experiências na instituição atual onde estudo são passados, mas poucos. Acho que deveriam passar mais trabalhos e exercícios interativos com o mundo lá fora, utilizar a internet e assim, prender um pouco mais a atenção dos jovens.”

Parte C- Análise Teórica:
1)Piagetorientado por seus estudos observou que durante a aquisição do conhecimento, a criança, ao interagir com o meio utiliza-se de dois processos simultâneos: “a organização interna” e a “adaptação ao meio” que ocorre via “assimilação” e “acomodação”. Esses processos constituem o “modo de funcionamento intelectual” considerado por Piaget como invariantes funcionais, pois permanecem por toda vida.
Asconstantes funcionais são inerentes ao aspecto hereditário e tornam possível o aparecimento das estruturas cognitivas do indivíduo a partir das interações organismo/ambiente resultante das ações humanas.
Pode-se destacar que deste entrevistado e de muitos outros além dessas cinco entrevistas, um mesmo hiato, a quebra na interação com o meio da aprendizagem (o professor), e isto acarreta falhasnos demais processos subsequentes. Os alunos não conseguem adaptar-se ao meio proposto pelo professor e isso gera desinteresse, seja por problemas anteriores orquestrados por sua bagagem de modelo(s) educacional(-is) anteriores ou mesmo por uma falta de iniciativa por parte do docente em desenvolver uma melhor didática educacional ou meios para captar atenção. Vale ressaltar ainda que oconhecimento para o aluno deve ser feito da maneira mais simples possível e para tanto deve haver um interesse por parte dos professores em querer findar neste objetivo.
Portanto, o docente deve priorizar e retroalinhar os estímulos através das respostas obtidas com os alunos, gerando assim respostas cada vez melhores e criando assim seu próprio modelo de ensino personalizado.


2º Entrevistado:...
tracking img