Teorias da tga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3101 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

1. Etapa 1 – Fundamentos da Administração e Ênfase nas Tarefas
Nesta etapa vamos apontar e compreender o surgimento das teorias da administração, como um evento social e identificar quais problemas as propostas iniciais de cada uma das teorias tenta solucionar.
Apontar quais acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento de cada uma delas, compreender o contexto em que surgiua administração buscando características marcantes das teorias e o que suas propostas possibilitaram para as empresas aquela época.
2. Etapa 2 – Ênfase na Estrutura e Ênfase nas Pessoas
Nesta etapa vamos discorrer sobre as teorias da administração, sendo elas; Teoria Clássica da Administração, Teoria da Burocracia, Teoria Estruturalista, Teoria das Relações Humanas e a Teoria Comportamentalincluindo o Desenvolvimento Organizacional (DO). E perceber a importância de cada uma dessas teorias para solucionar os problemas, evidenciar os pontos mais importantes para identificar o surgimento das abordagens humanísticas, neoclássicas e estruturalistas.
3. Etapa 3 – Ênfase na Tecnologia e Ênfase no Ambiente
Nesta etapa vamos entender a evolução natural das Teorias da Administração, partindodo reconhecimento de interação da empresa com seu ambiente e também da intensa evolução tecnológica, compreendendo melhor as propostas das ênfases na tecnologia e no ambiente. Direcionando as pesquisas nas seguintes teorias; Teorias de Sistema, Teoria Matemática, Teoria da Tecnologia da Informação e Teoria Contingencial.
E por ultimo compreender as ''Implicações Éticas'' como uma reflexão arespeito dos impactos que essas teorias da administração podem exercer sobre o indivíduo a sociedade e o meio ambiente.

1.1 Passo 1
O fenômeno que provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração ocorreu no final do século XVIII e se estendeu ao longo do século XIX, chegando ao limiar do século XX e trouxe rápidas mudanças econômicas, sociais e políticas, chamada de RevoluçãoIndustrial.
A Administração surgiu em resposta a duas consequências provocadas pela Revolução Industrial;
✓ Crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração científica capaz de substituir o empirismo e a improvisação.
✓ Necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado.
O iníciodas teorias da Administração como área do conhecimento foi marcado pela publicação dos resultados dos estudos de Taylor, no início do século XX, seguindo, a partir deste ponto, uma evolução crescente, necessariamente acompanhando a própria evolução social, afinal, a organização é um elemento social que tem o objetivo de satisfazer as necessidades dos demais elementos existentes em cada sociedade.1.2 Passo 2
No século XX, surge Frederick W. Taylor, com a Teoria da Administração Científica, que preconizava a prática da divisão do trabalho, enfatizando tempos e métodos a fim de assegurar seus objetivos "de máxima produção a mínimo custo", seguindo os princípios da seleção científica do trabalhador, do tempo padrão, do trabalho em conjunto, da supervisão e da ênfase na eficiência.
Natransição da Idade Média para o Renascimento, a riqueza e o poder passam da posse da terra para a do dinheiro e a autossuficiência passa para acumulação de excedentes, fomentando o surgimento da Revolução Industrial é a inserção das máquinas aplicadas à produção de bens que, aliada à concentração de trabalhadores em um mesmo local, aumentou grandemente a produtividade.
A Teoria da Administraçãocomeçou dando ênfase às tarefas, com a administração cientifica de Taylor, a ''Administração Cientifica'' contribuiu bastante com a evolução do estudo dos processos administrativos, partindo da observação de tempos e movimentos necessários para realizar determinados trabalhos, e levados pela necessidade de acompanhar a evolução do desenvolvimento industrial, acompanhando um comportamento mecanicista...
tracking img