Teorias tga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ênfase na tecnologia

É a teoria que considera a administração uma das ciências que cuidam da aplicação bem sucedida da tecnologia na atividade organizacional.
Significa lidar com a tecnologia e dela extrair a máxima eficiência. Com a evolução na mecanização, computação, automação, e tecnologia informática a empresa passou a moldar as estruturas e condicionar o funcionamento.
Porém aadministração cientifica de Taylor se preocupava com a tecnologia que limitava a tarefa individual de cada operário.
Em 1960 os estudos e pesquisas da socióloga inglesa Joan Woodward passou a compreender, embora um pouco tarde o importante papel da tecnologia, utilizando várias formas e natureza para a realização de operações e assim atingiu seus objetivos.
Sendo assim a tecnologia tomada comovariável independente. Dentro da linguagem inglesa a empresa concebia um sistema sociotécnico, no qual interagem três subsistemas:
O social ou humano: (composto de pessoas, com seus valores, conhecimento);
O tecnológico: (composto de equipamentos, instalações e tarefas);
O administrativo: (composto por nível estratégico, tático e operacional).
As perspectivas da administração futuramente sãorealmente promissoras, porém nem um pouco tranquilas. A era das informações cheia de mudança e transformação, está impondo novos e crescentes desafios para essa área administrativa.
Pesquisa de Joan Woodward sobre a Tecnologia
Joan, socióloga industrial inglesa, organizou uma pesquisa para saber se os princípios da administração propostos pelas teorias administrativas se relacionavam com êxito donegócio quando colocados em prática. A pesquisa envolveu 100 empresas de vários tipos de negócios, nas quais foram classificadas em três grupos de tecnologia de produção:

Produção Unitária ou Oficina
· Tecnologia utilizada: Habilidade manual ou operação de ferramentas, artesanato. Pouca padronização e pouca automatização. Mão de obra intensiva e não especializada. Exemplo: produção denavios, motores de grande porte, aviões comerciais, locomotivas.
· Resultado da produção: Produção em unidades, pouca previsibilidade dos resultados e incerteza quanto à incerteza das operações.

Produção em Massa:
Tecnologia utilizada: Máquinas agrupadas em baterias do mesmo tipo (seções ou departamentos). Mão de obra intensiva e barata, utilizada com regularidade. Exemplo: Empresasmontadoras de automóveis
Resultado da produção: Produção em lotes e em quantidades regular conforme dada lote. Razoável previsibilidade dos resultados. Certeza quanto á sequência das operações.

Produção Contínua:
Tecnologia utilizada: Processamento contínuo por meio de máquinas especializadas e padronizadas, dispostas linearmente. Padronização e automação. Tecnologia intensiva. pessoalespecializado. Exemplo: produção nas refinarias de petróleo, produção química, siderúrgicas.
Resultado da produção: Produção contínua e em grande quantidade. Forte previsibilidade dos resultados. Certeza absoluta quanto à sequência das operações.
Em resumo: Há um imperativo tecnológico, isto é, a tecnologia adotada pela empresa determina a sua estrutura e comportamento organizacional.

Ênfase noambiente

É o foco da teoria que considera a Administração uma ciência que busca das organizações às demandas e situações que ocorrem em seu contexto externo, como no caso da Teoria de Sistemas e Teoria da Contingência. As relações em um ambiente externo entre empresas e seus ambientes passaram a explicar com maior profundidade certos aspectos da estrutura organizacional e dos processosoperacionais utilizados pelas empresas. Afinal, nenhuma organização existe para si própria, mas para servir a uma necessidade da sociedade. Significando lidar com as demandas do ambiente e obter o máximo de eficácia da empresa. Essa ênfase no ambiente surgiu com o aparecimento da teoria da contingencia, segundo a qual não existe uma única “melhor maneira” de organizar as empresas, pelo contrario, as...
tracking img