Teorias da personalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE DE UMA FOBIA EM UM MENINO DE CINCO ANOS “O PEQUENO HANS”
SIGMUND FREUD -

Trabalho apresentado junto ao curso de Psicologia da Faculdade Cenecista de Osório, na disciplina de Teorias da Personalidade, como requisito parcial à obtenção do título de bacharel.
Profª DR. Helena Bier.





Osório
2011
1- Dados de Identificação:

Componentes: Álvaro Camargo Sant’AnaJoanna Machado
Paulo Renato Lessa

ANÁLISE DE UMA FOBIA EM UM MENINO DE CINCO ANOS “O PEQUENO HANS”

Referência bibliográfica do livro/ texto escolhido: FREUD, Sigmund; Análise de uma Fobia de um Menino de Cinco anos (O Pequeno Hans); tradução: ABREU, José Octávio de Aguiar, Rio de Janeiro, Imago, [1909 – 2002].

Introdução

Está analise trata sobre o livro Análise de uma Fobia em umMenino de Cinco Anos (O Pequeno Hans), de Sigmund Freud. Que tem como objetivo responder aos seguintes questionamentos: a localização no espaço psicológico, as matrizes e vertentes do texto, influências históricas, filosóficas e científicas sofridas por essas matrizes, o contexto histórico, filosófico e científico em que surge a vertente teórica, os principais conceitos desta vertente, os principaisteóricos e suas obras. Vamos analisar o contexto histórico-cultural do livro, identificando no texto fragmentos que ilustram, ou exemplificam os conceitos fundamentais da vertente teórica.
Por fim estabeleceremos uma correlação entre o texto, os conceitos fundamentais da teoria e os pressupostos das matrizes psicológicas e contexto atual. E responder ao seguinte questionamento: Por que estavertente teórica do pensamento psicológico é importante na contemporaneidade?

2-LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO PSICOLÓGICO:

Em relação a localização do espaço psicológico do texto de Sigmund Freud:
Análise de uma Fobia em um Menino de Cinco Anos (O Pequeno Hans) podemos enquadrá-lo como sendo a matriz pós – romântica que tem como objeto, investigar interpretar, decifrar coisas e construirsignificados, ou seja, definir o sentido simbólico das representações.
Considerando-se que as bases fundamentais dessa matriz são as representações e as suas interpretações – destacamos no texto O Pequeno Hans, o fragmento a seguir:

Ele: “De noite havia uma girafa no quarto, e uma outra, toda amarrotada; e a grande gritou porque eu levei a amarrotada para longe dela. Aí, ela parou de gritar; então eu mesentei em cima da amarrotada”.
(Análise de uma Fobia em um Menino de Cinco Anos (O Pequeno Hans), p.37, 2002).

Dias depois, Hans propõe ao seu pai a prática de algum ato proibido, que pode ser entendido como a continuação da fantasia da girafa conforme a interpretação dada no fragmento abaixo:

“Ele suspeitava que tomar posse de sua mãe era um ato proibido e se defrontara com a barreiracontra o incesto. Ele, contudo, encarava esse aspecto como proibido em si mesmo.”
(Análise de uma Fobia em um Menino de Cinco Anos (O Pequeno Hans), p.40, 2002).


A vertente ao qual o texto se enquadra é o estruturalismo, conforme a citação a seguir:

“A intenção dos estruturalismos é reconstruir as estruturas geradoras das “mensagens”, as regras que inconscientemente controlam aorganização das formas simbólicas e a emissão dos discursos. Quando o intérprete e o interpretado compartilham integralmente as mesmas regras de comunicação, o processo é fácil e imediato. Caso contrário, é necessário inventar hipóteses acerca destas regras e testar sua pertinência na própria pratica interpretativa. Não é necessário inventar uma regra para cada mensagem: as estruturas geradoras, segundoo estruturalismo, têm uma existência transitória e transindividual, sendo capazes de, a partir do seu conjunto finito de elementos, engendrar uma variedade infinita de formas. É exatamente este caráter das estruturas profundas da vida simbólica que permite, em última análise, a comunicação entre as mais diferentes culturas, épocas históricas e personalidades.”
(Matrizes do Pensamento...
tracking img