Teoria tridimensional do direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FAPRO-SOBRADINHO
Faculdade Projeção de Sobradinho.
TEORIA TRIDIMENSIONAL DO DIREITO
Miguel Reale
Matéria: Introdução ao Estudo do Direito
Aluno: Anilton Conceição Soledade

INTRODUÇÃO
Ateoria tridimensional do Direito de Miguel Reale, onde farei um breve comentário sobre sua vida e procurarei mostrar a suma importância de sua teoria, que veio para transformar e influenciarpositivamente o universo jurídico, rompendo paradigmas e trazendo inúmeras contribuições para a prática jurídica de forma geral.

TEORIA TRIDIMENSIONAL DO DIREITO
A teoria tridimensional do Direito é conhecidanão só no Brasil, mas em muitos outros países. Essa teoria foi desenvolvida por Miguel Reale, que é um jurista e filósofo brasileiro, em 1968 O professor Miguel Reale se tornou bacharel em Direito.Formou-se Doutor em 1941, sendo também catedrático em Filosofia do Direito na Universidade São Paulo. Já em 1940 criou sua tese Fundamentos do Direito onde mostrou as bases para sua TeoriaTridimensional. E membro da Academia Brasileira de Letras.
Em 1968, lançou o livro “Teoria Tridimensional do Direito” e defini o Direito como “realidade histórico-cultural tridimensional, ordenada de formabilateral atributiva, segundo valores de convivência”. O Direito é visto como fenômeno histórico, mas não se acha dependente por inteiro da história, pois mostra uma invariável axiológica. Sendo estetambém, uma realidade cultural, porque é o resultado da vivência e experiência humana. A bilateralidade é fundamental ao Direito, pois a bilateralidade-atributiva é exclusiva do elemento jurídico, em queconfere apenas a possibilidade de se exigir um comportamento.
Como podemos perceber, inicialmente, o jurista Miguel Reale faz uma análise aprofundada dos diversos sentidos da palavra Direito edemonstra que eles correspondem a três aspectos básicos, identificáveis em todo e qualquer momento da vida jurídica, são eles:

1-Aspecto normativo-(NORMA) aqui o Direito é visto como ordenamento....
tracking img