Teoria marxista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Marxista

A Teoria Marxista pode ser definida como um conjunto de ideias e conceitos filosóficos, econômicos, políticos e sociais. Elaboradas pelo alemão Karl Marx, com a ajuda de seu fielamigo, Friedrich Engels, posteriormente foi desdobrada por seguidores que nem sempre estavam de acordo sobre diversos aspectos da mesma.

O marxismo esta fundamentado na concepção materialista edialética da História para interpreta a vida social, nas sociedades capitalistas, conforme a dinâmica das relações sociais de produção e da luta de classes resultante das contradições desse processo.O materialismo, em termos filosóficos, defende que a matéria é única essência da existência e, portanto, tudo é composto de matéria (a matéria é a única substância) e todos os fenômenos são oresultado das interações materiais.

Consequentemente o materialismo histórico marxista defende que o modo de produção (sistema econômico) da vida material condiciona o conjunto da vida social, política eeconômica e, neste sentido, é um método de compreensão e análise da história, das lutas e da evolução econômica, social e política.

Já o termo dialética significa literalmente "caminho entre asideias". Originalmente é uma forma de diálogo onde ocorre a contraposição e contradição de ideias com o objetivo de levar a outras ideias.

O Materialismo Histórico Dialético surgiu com a publicaçãodo Manifesto Comunista de 1848, cujos autores foram Karl Marx e Friedrich Engels. Foi criado devido a necessidade de um pensamento que percebesse a realidade de modo diferente, e em oposição, àconcepção idealista da história de filósofos como Hegel. Em suma, é uma concepção filosófica que argumenta que o ambiente, o organismo e os fenômenos físicos modelam os animais e os seres humanos. Nestesentido sociedade e a cultura humana também são modelados por eles. Em outras palavras, a matéria está em uma relação dialética (dinâmica) com o psicológico e o social, opondo-se ao idealismo, que...
tracking img