Teoria Holistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Holistica

Parte 1- O que são as teorias

Uma teoria é o conjunto de especulações que tem por fim determinar o valor e os limites dos nossos conhecimentos. Uma teoria de enfermagem é uma conceitualização de algum aspecto de enfermagem comunicado com a finalidade de descrever, explicar, predizer e/ou prescrever o cuidado de enfermagem (Barnun, 1994; Meleis, 1997).

Parte 2- BiografiaMyra E. Levine nasceu em 1920, em Chicago, primeira criança de três irmãs. Sua experiencia com a doença do pai contribuiu para seu interesse e dedicação á enfermagem. Graduou-se pela Cook School of Science em 1944, SB da University of chicago em 1959 e mestre em ciências em enfermagem pela Wayne State University em 1962.
Sua carreira de enfermagem tem sido variada. Clinicamente, defendeuposições como livre enfermagem privada, a enfermagem civil para o exército dos E.U.A, supervisores cirúrgicos e diretores de enfermagem. Professora emérita, medical surgical nursing, University Linois Chicago.

Sua experiência como enfermeira inclui a atuação como enfermeira de equipe, supervisão administrativa e didática instrução clinica e direção de serviços de enfermagem. Ela foi dirigente dedepartamento de enfermagem
Na década de 60 surgiram as primeiras teorias de enfermagem procurando relacionar fatos e estabelecer as bases de uma ciência de enfermagem.
Em 1967 apareceram os primeiros trabalhos de Myra e Levine, onde ela desenvolve a teoria holística de enfermagem.

Parte 3- Desenvolvimento da Teoria de Levine

Levine referiu-se ao seu trabalho como uma teoria, mas refere-seindicá-lo com um começo conceitual. Ela procura um caminho para ensinar todos os maiores conceitos da enfermagem médico , buscou uma maneira dede generalizar o conteúdo, para afastar-se de um processo educacional orientado aos procedimentos. Ela estava interessada a fazer as enfermeiras a compreenderem que todo contato enfermeira paciente leva um questionamento no cuidado de enfermagem. Seutrabalho evolui ao longo dos anos, com atualização mais recente a teoria publicada em 1989, com discussões adicionais em 1990 e 1991.
Levine (1990) tema acredita que a entrada do paciente no sistema de atendimento de saúde esta associada com a desistência de algum grau de independência pessoal. Designar a pessoa que entrou no sistema de atendimento de saúde como cliente reforça o estado de dependência,pois o cliente é um seguidor. Ela sustenta o termo paciente por que ele significa sofredor, e o termo dependência associado a sofrimento. É a condição de sofrimento que torna possível colocar a independia de lado e aceitar os serviços de outra pessoa. A meta da enfermagem é sempre transmitir conhecimento e forçar para que o indivíduo possa afastar-se da dependência.

Parte 4- Teoria HolísticaA teoria de Levine discute a adaptação, a conservação, e a integridade. A adaptação é o processo pelo qual a conservação e adquirida, e a finalidade da conservação é a finalidade. O núcleo da teoria de Levine são os quatro princípios de conservação.











A adaptação é o processo da vida pelo qual, ao longo do tempo, as pessoas mantêm sua totalidade ou integridade aos reagiremaos desafios do ambiente; é a consequência da interação entre pessoa e ambiente (Trench, Wallace, Coberg, 1987; Levine, 1989) O engajamento bem sucedido com o ambiente depende da reserva adequada de adaptação. (Levine, 1990)
Tanto as resposta fisiológicas quanto as comportamentais são diferentes sob diferentes condições, por exemplo, as resposta ao ambiente muito ruidoso e pouco ruidoso serãovariadas. É possível antecipar certos tipos de reação , mas a individualidade das respostas impede uma previsão exata.

O resultado da adaptação é a conservação. A conservação é um conceito universal, uma lei natural, que trata da defesa da totalidade e integridade do sistema (Levine, 1990, 1991)
A conservação descreve como os sistemas continuam a funcionar enfrentando desafios severos; ela,...
tracking img