Teoria geral da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Posição patrimonial financeira
A mensuração da posição patrimonial financeira e dividida em 3 itens ativos, passivos e patrimônios líquidos:
Passivo – Dinheiro gasto em investimentos, como dividas e obrigações para manter o funcionamento da empresa exemplo. Pagamento do salários dos funcionários, manutenções de maquinas.
Ativo – Tudo que proporcione lucro e bens matérias da empresa,investimentos que ajude a entidade a se manter como reservas, terrenos, automóveis e etc.
Patrimônio liquido – E o resultado do que a empresa “ganho” lucrou subtraindo pelos “gastos” na verdade e o resultado de um calculo simples a soma de todos os ativos menos a soma de todos os passivos.
Quando o passivo e o ativo são definidos identificam seus aspectos, mas sem especificar o que realmente e encontradoe reconhecido no balanço patrimonial.
As definições de ativo, passivo, mostram vários itens que não são reconhecidos nem como ativos e nem como passivos no balanço patrimonial.
Por que tem alguns critérios para tal reconhecimento. Os benefícios econômicos que proporcione lucros futuros são o melhor critério para o reconhecimento de um ativo ou passivo.
Antes de enquadrar um item de um passivo,ativo ou patrimônio liquido a sua forma e realidade econômica e não na sua forma legal
Balanços patrimoniais elaborados de acordo com os pronunciamentos técnicos tem que ser divididos entre ativos e passivos itens que entre acordo com as definições citadas.
ATIVOS
O beneficio que um bem econômico quando um ativo pode gerar riquezas futuras contribuindo para margem de lucro da empresa podendoassim se enquadra em fluxo de caixa ou equivalentes de caixa.
Podendo assim diminuir a saída de caixa ou até criando uma forma de produção alternativa diminuindo os custos das atividades.
Normalmente usa seu ativo em investimentos na produção de mercadorias ou na prestação de serviço para uma melhora na satisfação do cliente.Os serviços atendem as necessidades, e aos desejos as mercadorias, assimos clientes compram e utilizam bom para o fluxo de caixa da empresa.
Ativos podem trazer vários benefícios econômicos futuros seguem abaixo vários exemplos de ativo de o que se fazer com o ativo.
Usando para quitar dividas
Investimentos em ações
Investimento da infraestrutura
Distribuindo entre os proprietários e acionistas
Nem todos geram lucros futuros para empresa mais, e nem sempre aos ativos de uma empresa tem que ser usado para gerar lucros futuros.
Ativos podem ter substancia físicos como automóveis balcões estantes ou também pode não ter como patentes e direitos autorais desde que se esperem uns benefícios econômicos no futuro e as empresas tenham o controle sobre tal.
Ativos por exemplo imóveis e contas a receber estão ligados a direitos legais e a direitos depropriedades para ser considerado ativo o direito de propriedade não e essencial, um terreno de arrendamento de um ativo desde que a empresa controle as movimentações econômicas originarias no lugar mas nem sempre a capacidade de controlar os benefícios econômicos determinam um ativo.Quando uma empresa obtém direitos sobre desenvolvimento de produtos pode passa a ser um ativo.
Muitas entidades têm seusativos comprando ou produzindo, mas não é só assim que uma empresa consegue gerar ativos, através de doações do governo “incentivando” o desenvolvimento da região ganham terrenos jazidas de minerais.
E transações como adquirir muitos estoques podem não ser reconhecidas como ativo.
Quando se fala gerar ativo logo se vem gastos mas nem sempre essas duas estão juntas.
Quando uma empresa gasta muitoinveste muito não quer dizer que vai lucrar muito, do mesmo jeito que se ela não investir a entidade pode gerar grandes lucros.
Quando se investe muito pode ser que vire um ativo ou não e quando não se investe também.
PASSIVOS

Para um passivo existe e necessário que a entidade tenha uma obrigação presente, ou seja, uma divida, essas obrigações podem ser legalmente cobradas se um contrato...
tracking img