Teoria geral da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE

A contabilidade surgiu quando o homem sentiu a necessidade de contabilizar seus bens, a aproximadamente 5.000 a.C. A história de Jó é considerada uma das mais antigas da bíblia e desde daquele tempo já se tem registros da existência da contabilidade. À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe saber quanto poderiam render equal a forma mais simples de aumentar os seus bens; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros. É necessário ressaltarmos que naquele tempo não havia o crédito, ou seja, as compras, vendas e trocas eram à vista. Posteriormente, empregavam-se ramos de árvore assinalados como prova de dívida ou quitação. O desenvolvimento do papiro (papel) e docálamo (pena de escrever) no Egito antigo facilitou extraordinariamente o registro de informações sobre negócios. Sua função desde o inicio da civilização é avaliar a riqueza do homem; avaliar seus acréscimos ou decréscimos, exemplo: a historia de Jó relata que ele era um homem muito rico e, certamente, tinha um bom contador, pois na descrição de sua riqueza no versículo três do primeiro capitulo,observa-se uma descrição detalhada de todos os seus bens que eram muitos e que por motivos espirituais veio a perder todos os seus bens e também por motivos espirituais ele recupera sua fortuna e não deixa de reencontrar um contador que, num certo momento apresenta um relatório surpreendente, sua riqueza estava duplicada em relação ao primeiro inventário.
Objetivo da Contabilidade
Contabilidade éuma ciência que tem a finalidade do estudo do patrimônio das entidades, é prestar informações relacionadas ao patrimônio de uma pessoa física ou jurídica para tomada de decisões,pois as pessoas tem a necessidade de controlar seus gastos,saber o que possuem,gastam ou devem.Desde as primeira administrações surgiu a necessidade de controle,que ficou possível através das aplicações de registros onde épossível controlar os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira.
Usuários e suas necessidades
Os usuários são as pessoas que se utilizam da Contabilidade,que se interessam pela situação da empresa e buscam nos instrumentos contábeis as suas respostas.Possuem interesses diversificados, razão pela qual as informações geradaspela Entidade devem ser amplas , pelo menos, suficientes para a avaliação da sua situação patrimonial e das mutações sofridas pelo seu patrimônio, permitindo a realização de inferências sobre o seu futuro.Podem ser divididos em:usuários internos e usuários externos.
Usuários Internos:São todas as pessoas ou grupos de pessoas relacionadas com a empresa que tem facilidade de acesso as informaçõescontábeis,tais como:
- Gerentes ou Administradores:para tomada de decisões,
-Funcionários: com interesse em pleitear melhorias,
-Diretoria: para a execução de planejamento organizacionais.
Usuários Externos:são todas as pessoas ou grupos de pessoas sem facilidade direto as informações,mas que as recebem de publicações das demonstrações pela entidade,tais como:
- Bancos:interessados nasdemonstrações financeiras a fim de analisar a concessão de financiamentos,
- Concorrentes:interessados em conhecer a situação da empresa para poder atuar no mercado,
-Governo: que necessita obter informações sobre receitas e as despesas para poder atuar sobre o resultado operacional,
-Fornecedores:interessados em conhecer a situação da entidade para poder continuar ou não as transações comercias com aentidade,
-Clientes: interessados em medir a integridade da entidade e a garantia de que seu pedido será atendido nas suas especificações e no tempo acordado.
Características Qualitativas
* Compreensibilidade
Uma qualidade essencial da informação proporcionada nas demonstrações financeiras é a de que ela seja rapidamente compreensível pelos utentes. Para este fim, presume-se que os utentes...
tracking img