Teoria geral da administracao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SURGIMENTOS DAS TEORIAS NA ADMINISTRAÇÃO

INTRODUÇÃO
O mundo atual é uma sociedade institucionalizada e composta de organizações. Todas as atividades são voltadas para a produção de bens ou para a prestação de serviços.
As vidas das pessoas dependem das organizações. Existem organizações lucrativas (chamadas empresas) e organizações não lucrativas (como o Exército, Igreja, serviços públicos,entidades filantrópicas, organizações não-governamentais etc.), as organizações, ao atingirem certo porte precisam ser administradas e sua administração requer todo um aparato de pessoas com diversos níveis hierárquicos.
Em cada nível e em cada especialização da administração, as situações são muito diversificadas. Cada organização tem seus objetivos, seu ramo de atividade, seus dirigentes e seupessoal, seus problemas internos e externos, seu mercado, sua situação financeira, sua tecnologia, seus recursos básicos, sua ideologia e política de negócios.
Mesmo que o executivo tenha profundos conhecimentos de Administração e apresente um invejável currículo profissional, ele não é julgado pelo que sabe a respeito das funções que exercem em sua especialidade, mas principalmente pela maneiracomo realiza seu trabalho e pelos resultados.
Existem três tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa trabalhar com sucesso: a habilidade técnica, a humana e a conceitual.

DESENVOLVIMENTO
A ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
Em uma época de complexidades, mudanças e incertezas como a que atravessamos hoje, a Administração tornou-se uma das mais importantes áreas daatividade humana. E a tarefa básica da Administração é a de fazer as coisas por meio das pessoas de maneira eficiente e eficaz.
Peter Drucker, autor neoclássico, afirma que não existem países desenvolvidos e países subdesenvolvidos, e sim países que sabem administrar a tecnologia e os recursos disponíveis e potenciais. O mesmo ocorre com as organizações.
Qualquer que seja a posição ou o nível queocupe, o administrador alcança resultados através da efetiva cooperação dos subordinados. A tarefa de administrar se aplica a qualquer tipo ou tamanho de organização. Toda organização, seja ela industrial ou prestadora de serviços, precisa ser administrada para alcançar seus objetivos com a maior eficiência e economia de ação. Onde quer que a cooperação de pessoas no intuito de alcançar um ou maisobjetivos comuns se torne organizada e formal, o componente essencial e fundamental dessa associação é a Administração – a função de conseguir fazer as coisas por meio das pessoas, com os melhores resultados.

ACONTECIMENTOS SOCIAIS QUE OCASIONARAM O SURGIMENTO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO – TEORIA DE TAYLOR
A tarefa da Administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização etransformá-los em ação organizacional, assim, a Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos.
O conteúdo do estudo da Administração varia de acordo com a teoria ou escola considerada. Cada autor da Administração tende a abordar as variáveis e assuntos típicos da orientação teórica de sua escola ou teoria.
A Teoria Geral daAdministração começou com a ênfase nas tarefas, através da Administração Cientifica de Taylor . Em seguida, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a Teoria Clássica de Fayol e com a Teoria da Burocracia de Weber, seguindo-se mais tarde a Teoria Estruturalista. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da Teoria das Relações Humanas, mais tarde desenvolvidapela Teoria Comportamental e pela Teoria do Desenvolvimento Organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela Teoria da Contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. Cada uma dessas cinco variáveis – tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia. provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo...
tracking img