Modelo burocratico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE DE TGA

ABORDAGEM ESTRUTURALISTA MODELO BUROCRÁTICO

SETEMBRO/2011

ESTUDO DE CASO

Pressionada pela concorrência japonesa, a Ford precisou cortar gorduras. O departamento decontas a pagar (DCP) tinha 500 funcionários e um mar de papelório para resolver pendências e pagar fornecedores. Cerca de 14 itens de múltiplas fontes tinham de ser conferidos. O atraso de um documentosignificava horas para achar a informação correta. O procedimento era convencional: o depto. Compras (DC) enviava um pedido de compra (PC) ao fornecedor com cópia ao DCP. Quando o material chegava narecepção, o funcionário preenchia um formulário do material e enviava ao DCP. Logo depois, o fornecedor enviava ao DCP a fatura. O DCP precisava conciliar três documentos: o PC, o recebimento e afatura. Em 80% dos casos, a conciliação era possível. Mas os 20% restantes davam uma confusão enorme. A Ford implantou um novo sistema e obteve redução de 20% no pessoal. Mas quando analisou a Mazdajaponesa viu que ela tinha apenas 5 funcionários para o seu DCP e tudo fluia bem. A Ford resolveu fazer uma reengenharia do processo: a fatura e os 3 documentos foram eliminados. O papelório foisubstituído pelo computador. O comprador do DC emite um pedido ao fornecedor e informa em um banco de dados on-line. Ao receber o material, a recepção verifica a compra no banco de dados e informa a chegada. Ocomputador emite automaticamente o cheque ao fornecedor no prazo. Caso contrário, a recepção devolve o material ao fornecedor.

QUESTÕES

1. Como era o departamento de contas a pagar antes dareengenharia?

O departamento de contar a pagar era excessivamente burocratizado e com um número de funcionário muito alto para executar processo burocrático implantada na empresa.

2. Comoficou depois, sob o ponto de vista do modelo burocrático?

Após a reengenharia implantada no processo, o departamento passou a ter a eficiência objetivada pela organização, reduzindo o excesso...
tracking img