Teoria Existencial Humana 1

Ideias que Vieram a Contribuir para a Psicologia Existencial
By 12cesar13 | Studymode.com
Ideias que Vieram a Contribuir para a Psicologia Existencial

Partindo do ponto que o ser humano é um serúnico, com suas características peculiares, com suas relações sociais estabelecidas de formas variadas, seria utopia enquadrar esse sujeito em um padrão característico de ser, agir e pensar. Devido aesse enquadramento social e os pré – julgamentos em relação às ações do homem em seu cotidiano, que alguns estudiosos entenderam que era necessário mudar a visão sobre tal assunto.
Foi com Husserl queessa ideia tomou consistência de fato, mais depois de observar e experimentar de técnicas de seus tão ilustres mestres. Em um tempo em que se acreditava que tudo e todos tinham um fim certo, ideologiascomo “fenomenologia”, não era nada fácil de introjetar, sendo o motivo um conteúdo extremamente novo e que colocavam todos à beira do mutável. Com as apresentações de técnicas como “Fenomenologia” eposterior com Sartre “Existencialismo”, a psicologia tomou outro rumo, nocombate e ao entendimento dos tão avassaladores problemas psíquicos.
Deixar que o ser se apresentasse com seus própriosconteúdos e suas próprias representações, não eram nada amigáveis ao ver de tantas outras abordagens que já tinham espaço conquistado. A função da Fenomenologia de Husserl e do Existencialismo de Sartre, foipromover uma visão humanística do homem enquanto homem e seus problemas cotidianos e até mesmo os enraizados em sua psique. Essas ideologias não suprimiam o homem, mais o colocavam diante de suasescolhas particulares e as consequências que as mesmas geravam para futuros próximos ou distantes. Excluíam da singularidade do ser, traços que determinavam as condições “vitimadas” que tanto acreditavamser condenados.
Promover uma qualidade de escolha era uma das bases interpretativas da Fenomenologia, uma vez que deixar que o fenômeno ou objeto se revele é deixar que suas experiências, suas...
tracking img