Teoria estruturalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Estruturalista
quando surgiu
a partir da década de 1950 a Teoria das Relações Humanas entrou em declínio, pois se de um lado combateu a Teoria Clássica, por outro não proporcionou as bases adequadas de uma nova teoria que a pudesse substituir.A oposição entre a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas criou um impasse dentro da administração que mesmo a Teoria da Burocracia nãoteve condições de ultrapassar. A Teoria Estruturalista representa um desdobramento da Teoria da Burocracia e um leve aproximação a Teoria das Relações Humanas. Representa também uma visão bastante crítica da organização formal.
origem da teoria estruturalista

Oposição entre a Teoria Tradicional e das Relações Humanas: Tornou-se necessária uma posição mais ampla e compreensiva que abrangesse osaspectos que eram considerados por uma e omitidos pela outra e vice-versa. A Teoria Estruturalista pretende ser uma síntese da Teoria Clássica (formal) e da Teoria das Relações Humanas (informal), inspirando-se na abordagem de Max Weber, e até certo ponto nos trabalhos de Karl Marx

Necessidade de visualizar a organização com uma unidade social: Uma unidade grande e complexa, onde interagemgrupos sociais que compartilham alguns dos objetivos da organização (como a viabilidade econômica da organização), mas que pode incompatibilizar com outros (como a maneira de distribuir lucros da organização). Nesse sentido, o diálogo maior da Teoria Estruturalista foi com a Teoria das Relações Humanas.

A influência do estruturalismo nas ciências sociais: Sua influência e repercussão no estudo dasorganizações. O estruturalismo teve forte influência na Filosofia, na Psicologia, na Antropologia, na Matemática, na Lingüística, chegando até na Teoria das Organizações.

Novo conceito de estrutura: O conceito de estrutura é bastante antigo. Estrutura é o conjunto formal de dois ou mais elementos e que permanece inalterado seja na mudança, seja na diversidade de conteúdos, isto é, aestrutura mantém-se mesmo com a alteração de um de seus elementos ou relações.

A Sociedade de Organizações
Para os estruturalistas, a sociedade moderna e industrializada é um sociedade de organizações, das quais o homem passa a depender para nascer, viver e morrer. Essas organizações são altamente diferenciadas e requerem dos seus participantes determinadas características de personalidade. Essascaracterísticas permitem a participação simultânea das pessoas em várias organizações, nas quais os papéis desempenhados variam.
O estruturalismo ampliou o estudo das interações entre os grupos sociais iniciado pela Teoria das Relações Humanas, para os das interações entre as organizações sociais. Da mesma forma como interagem entre si os grupos sociais, também interagem entre si as organizações.As organizações são caracterizadas por um conjunto de relações sociais estáveis e deliberadamente criadas com a explícita intenção de alcançar objetivos ou propósitos. Assim, a organização e uma unidade social dentro da qual as pessoas alcançam relações estáveis entre si, no sentido de facilitar o alcance de um conjunto de objetivos ou metas.
1 etapa da natureza: è a etapa inicial na qual oselementos da natureza,constituiam a base unica da subsistência da humanidade.Nessa
etapa dahistória da civilização o papel do capital edo trabalho é irrelevante.
2 etapa do trabalho: A partir da natureza surge um fator que inicia
verdadeira revolução no desenvolvimento da humanidade:O TRABALHO
Os elementos da natureza passam a ser transformado por meio do trabalho,que conquista o primeiro planoentre os elementos que concorrem para vida da humanidade.o trabalho passa a condicionar as formas de organização da sociedade.
3 etapa do capital:é a terceira etapa na qual o capital prepondera sobre a natureza e o trabalho,torna-se um dos fatores basicos da vida social
4 etapa da organização:a natureza,o trabalho e o capital se submetem a organização.o predominio da organização revelou seu...
tracking img