Teoria economica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
AUDRIANA VICENTIN DE OLIVEIRA
DENISE SOARES DA SILVA
JOSE EGNALDO DA SILVA
MARINETE EFERNANDES DOS SANTOS BONIFÁCIO
VITOR FERAIORNI CORREA





TEORIA ECONOMICA














Várzea Grande-MT
2010


AUDRIANA VICENTIN DE OLIVEIRA
DENISE SOARES DA SILVA
JOSE EGNALDO DA SILVA
MARINETEEFERNANDES DOS SANTOS BONIFÁCIO
VITOR FERAIORNI CORREA









TEORIA ECONÔMICA





Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Teoria Econômica.

Orientador: Prof. Wilson Salvalagio



Várzea Grande-MT
2010


INTRODUÇÃO


O presente trabalho tem por objetivo falar sobre o desenvolvimento sustentável e amesclagem com o desenvolvimento econômico, tendo em vista as necessidades alimentar do ser humano.
No atual estágio do capitalismo, de uma economia globalizada em escala mundial, os problemas ambientais também passaram a ser globalizados. Países do Terceiro Mundo, incluindo o Brasil, que já tiveram sua natureza espoliada com a colonização e os desdobramentos da história do capitalismo, são agoraameaçados por problemas ambientais em escala global, que tiveram origem no padrão de consumo dos países industriais do Primeiro Mundo.
O conceito de ambiente no campo do planejamento e gestão ambiental é amplo, multifacetado e maleável. Amplo porque incluir tanto a natureza como a sociedade. Multifacetado porque pode ser apreendido sob diferentes perspectivas (SÁNCHEZ, 2006).
O impacto ambiental éo resultado de uma ação humana, que é a sua causa. Não se deve, portanto, confundir a causa com a conseqüência.
O Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA) define desenvolvimento sustentável como programas que "podem melhorar a qualidade de vida das pessoas dentro da capacidade potencial do sistema de sobrevivência da terra". Isto significa satisfazer as necessidades das gerações atuaissem prejudicar os recursos da Terra de tal forma que as gerações futuras fiquem impedidas de satisfazê-las.
O desenvolvimento sustentável põe também em realce o desenvolvimento eqüitativo, ou seja, a superação das disparidades entre países ricos e pobres, como importante forma de garantir que as gerações presentes e futuras possam satisfazer as suas necessidades.

TEORIA ECONÔMICA“Desenvolvimento Sustentável e Desenvolvimento Econômico”

À medida que a humanidade aumenta sua capacidade de intervir na natureza para satisfação de necessidades e desejos crescentes, surgem tensões e conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos.
Torna-se preocupante, no entanto, a forma como os recursos naturais e culturais brasileiros vêm sendo tratados. Além disso, a degradação dos ambientesintensamente urbanizados nos quais se insere a maior parte da população brasileira.
Assim, a questão ambiental impõe às sociedade a busca de novas formas de pensar e agir, individual e coletivamente, de novos caminhos e modelos de produção de bens, para suprir necessidades humanas, e relações sociais que não perpetuem tantas desigualdades e exclusão social, e, ao mesmo tempo, que garantam asustentabilidade ecológica.
Historicamente, a discussão global do modelo sustentável de desenvolvimento começou na década de 1970 e continua até nossos dias, num cenário cada vez mais amplo e participativo, catalisado pelo processo de globalização quem sozinho, já é um desafio ao desenvolvimento sustentável. Por essas razões, esse debate é marcado por posições das mais diversas, muitas vezes radicais ecalcadas em interesses específicos de grupos e países, num contexto de complexidades culturais, religiosas e sociais, de tempos de percepção, assimilação e implementação, extremamente heterogêneos, devido às grandes diferenças entre países e regiões do mundo. É um debate apaixonante e investigativo, que se impõe como responsabilidade e direito de qualquer um que se preocupe com o presente e o...
tracking img