Teorias economicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 TEORIAS ECONÔMICAS
Para aprofundar nosso conhecimento com relação a economia, é fundamental conhecer algumas teorias econômicas,como a abordagem Clássica, a abordagem Marxiana, a abordagemNeoclássica, a abordagem Keynesiana, e a Nova Economia Clássica, que são algumas das principais teorias existentes.
A abordagem clássica é considerada a primeira escola moderna da economia. Acredita-se queo que marco inicial desse pensamento tenha sido a obra A Riqueza das Nações, de Adam Smith. Basicamente, diz que os mercados procuram um equilíbrio a longo prazo, assim ajustando-se as mudanças nocenário econômico.Alem de Adam Smith,a teoria clássica traz outros representantes como, David Ricardo, e John Stuart Mill, Thomas Malthus, entre outros.
Já a abordagem Marxiana, é descendente da teoriaclássica, principalmente da obra de Karl Marx. A obra-prima do mesmo foi publicada em alemão em 1867, e nela, Marx da ênfase na teoria do valor-trabalho, e o que ele considerava na época, a exploraçãodo trabalho pelo capital, dentre elas as péssimas condições de trabalho. A teoria do valor-trabalho é uma simples teoria de preços, e que se tornou em um método para medir a exploração, no sistemacapitalista. A teoria marxista é uma critica as sociedades capitalistas, pois defendia o homem como um ser social, considerando as atividades de trabalho como pilares para humanidade, ao contrario daidéia capitalista. Alguns dos adeptos das idéias marxistas foram Lênin e Trotski, conhecidos na Revolução Russa.
Chamada também de “economia marginalista”, a abordagem neoclássica se formou entre 1870 e1910, e sua idéia principal era o “principio marginal”. Enquanto a abordagem clássica estudou a relação de produção entre as pessoas, os marginalistas estudaram a relação entre as pessoas e a produçãomaterial, portanto, a relação das pessoas e os objetos. As escolas que formaram a abordagem neoclássica foram as Escolas de Cambridge, escola Lausanne e a escola Austríaca, e em todas elas a...
tracking img