Teoria dos sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DOS SISTEMAS

Gestão por Processos





Trabalho referente à disciplina de

Fundamentos da Administração do

Curso de Gestão em Recursos HumanosTEORIA DOS SISTEMAS



➢ Segundo Chiavemato (2006), a Teoria Geral de Sistemas (TGS) busca produzir teorias e formulações para aplicação nas organizações, através de conceitos de váriasdisciplinas (interdisciplinar).


➢ Conceito de Sistemas:

Um todo organizado e complexo; um conjunto ou combinações de coisas ou partes, formando um todo complexo ou unitário.➢ Uma organização deve ser vista como um sistema aberto, isto é, tem capacidade de adaptação e através da interação com o meio ambiente, se restauram reparando perdas em sua própria organização.➢ É composta por subsistemas interdependentes




➢ Apresenta as seguintes características: Importação de energia; Processamento; Exportação de energia; Ciclos de evento; Entropianegativa; Informação como insumo, controle por retroalimentação e processo de codificações; Estado estável e homeostase dinâmica; Diferenciação; Equifinalidade (não existe uma única maneira certa de aorganização atingir uma situação estável).




➢ As organizações são uma classe de sistemas sociais, apresentando vários subsistemas, sendo eles: Subsistemas de produção; Subsistemas desuporte; Subsistemas de manutenção; Subsistemas adaptativos e Subsistemas administrativos.




➢ As organizações buscam sempre aumentar a produtividade e a qualidade do seu processo produtivo➢ As organizações funcionam como um sistema que interage com diversas partes imersas em um ambiente complexo de constantes mudanças sociais, políticas, econômicas e ambientais no mercadoonde atua. As empresas têm buscado a maneira mais eficiente para adaptar-se a essas mudanças e manter-se competitivamente atuando no mercado.




➢ A abordagem por Processos ou Gestão por...
tracking img