Sequencia didatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Qwrqwrqwrqrfqeaf
Qwrqwrqwrqrfqeaf

Estágio Supervisionado IV
Escola: Maria Angélica
Serie: 4º ano C – Ensino Fundamental
Professora Regente:
Estagiaria Regente: Ozenira Monteiro
Atividade: Sequência Didática 01
Data: 08/05/2012 Horário: 14h às 16h

Tema: Lixo
Assunto: conhecendo a classificação do lixo
1ª Aula

O que você chama de lixo?

Provavelmente tudo aquilo que é sujo,inútil, velho, ultrapassado, indesejável. Existem vários sinônimos para isso: resto, resíduo, detrito, dejeto, refugo. O lixo é talvez um dos temas mais importantes da atualidade, quando se pensa em meio ambiente. O crescimento populacional e o desenvolvimento industrial têm levado a humanidade a produzir uma quantidade cada vez maior e mais variada de lixo. Na verdade, quanto mais próspera é umasociedade, mais lixo ela produz. Calcula-se que cada habitante da capital do estado de São Paulo produza cerca de 1 quilo de lixo por dia. A cidade mais populosa do país produz diariamente 15 mil toneladas de lixo. E é aí que começa o problema: como coletar esse lixo todo e que destino se pode dar a ele? Antes de responder a essa pergunta, é importante notar que já transformamos o lixo em nosso objetode estudo.

1ª Etapa
Esta sequência didática propõe como discussão a temática produção e o destino do lixo. As atividades sugeridas visam possibilitar ao aluno que, de um lado, ative os conhecimentos já construídos sobre o tema e, de outro, perceba que há aspectos que ainda não domina. Espera-se, assim, que ele se comprometa com o assunto a ser pesquisado e se envolva nas discussões queacontecerão durante a realização da sequência.

Objetivos específicos
* Compreender os objetivos do estudo e comprometer-se com ele;
* Conhecer as etapas do trabalho;
* Ativar seus conhecimentos sobre o tema.

Planejamento
* Como organizar os alunos? A atividade é coletiva, e os alunos podem permanecer em suas carteiras.
* Quais os materiais necessários? Folha com as imagens* Qual é a duração? Cerca de 40 minutos

2ª Etapa

Metodologia
Anunciar aos alunos que faremos uma coleta diária do lixo da classe. Propor que, ao final da aula, todos recolham o lixo que têm embaixo das carteiras e no chão e organize um cartaz com o que a turma recolheu.
Fazer o mesmo durante uns dois dias e, na data planejada para iniciar a sequência, converse com a classe sobre o lixoproduzido, abordando questões como:
* O material que recolhemos como lixo poderia ser reaproveitado? Como?
* Acham que poderíamos ter produzido menos lixo? Como?
* Acham que é importante nos preocuparmos com a quantidade de lixo que produzimos? Por quê?
* Quais tipos de lixo vocês produzem em casa?
* Para onde vai todo o lixo que produzimos?
Organize um quadro com as páginas.Peça aos alunos que falem sobre o que pensam de cada questão (não é obrigatório que todos falem, nem que opinem a respeito de todas as perguntas).
Deixar que exponham livremente o que pensam, evitando valorizar uma opinião em detrimento de outras, já que, ao longo da sequência, a importância da reciclagem e da redução na produção de lixo serão enfatizadas.
Depois dessa discussão inicial, apresentaràs crianças as imagens propostas para iniciar a conversa. Caso tenha condição, apresentar tais imagens em cores e em data show para melhor visualização. Nesse caso, é interessante recorrer aos livros da sala de leitura ou biblioteca, material disponível nos sites de onde as imagens foram retiradas ou em outros, para apresentar imagens coloridas.
Fazer perguntas que estimule os alunos aobservarem as imagens descrevendo-as (identificando detalhes) e relacionando-as ao tema desta sequência.
Eis algumas sugestões:
* Como essas imagens relacionam-se com aquilo que estudamos?
* Em que locais o lixo que aparece nas imagens se encontra? Quais consequências podem acarretar para esse ambiente?
* Vocês acham que isso tudo é lixo? Quais tipos de lixo aparecem nessas imagens?
*...
tracking img