Teoria dos objetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Miguel Reale.
Tornou-se bacharel em Direito em 1934, quando publicou seu primeiro livro, O Estado Moderno. Doutor em Direito em 1941, quando se tornou catedrático de Filosofia do Direito na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Com sua tese Fundamentos do Direito lançou as bases de sua "Teoria Tridimensional do Direito", mundialmente conhecida. Em 1942 foi nomeado membro do"Conselho Administrativo do Estado”. Em 1947 foi Secretário da Justiça do Estado de São Paulo, quando criou a primeira "Assessoria Técnico-Legislativa" do País. Em 1949 assumiu a Reitoria da Universidade de São Paulo, instaurando os primeiros Institutos Oficiais de Ensino Superior no Interior do Estado, a começar pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Em 1949 fundou o Instituto Brasileiro deFilosofia, do qual é Presidente, e edita a Revista Brasileira de Filosofia. Em 1951 chefiou a Delegação Brasileira junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Genebra, fazendo prevalecer o ponto de vista do Brasil, sobre salário mínimo nas plantações, através de votação em plenário. Em 1953 publicou seu curso de Filosofia do Direito. Em 1954 fundou a Sociedade Interamericana de Filosofia, daqual já foi duas vezes Presidente. Em 1957, 1959 e 1961 chefiou a Delegação Brasileira aos Congressos Interamericanos de Filosofia de Santiago do Chile, Washington e Buenos Aires, sendo eleito Vice-Presidente desses certames, assim como no realizado em Quebec, em 1967. Presidente do VIII Congresso Interamericano de Filosofia, realizado em Brasília, em 1972. Em 1963 foi nomeado novamente Secretárioda Justiça do Estado de São Paulo, tendo tomado parte ativa na defesa da autonomia do Estado e do regime democrático. Em 1969 foi nomeado pelo Presidente Arthur da Costa e Silva para a "Comissão de Alto Nível", incumbida de rever a Constituição de 1967. Um dos principais elaboradores do Tratado entre o Brasil e o Paraguai para a construção, no Rio Paraná, da hidroelétrica Itaipu Binacional.Supervisor da Comissão Elaboradora e Revisora do Novo Código Civil brasileiro. Em 1974 foi nomeado, pelo Presidente Emílio Garrastazu Médici, para o Conselho Federal de Cultura, cargo que exerceu durante 15 anos. Organizador e Presidente do II Congresso Brasileiro de Filosofia Jurídica e Social, em São Paulo, em 1986, e dos III e IV Congressos realizados em João Pessoa, Estado da Paraíba.

Teoriados Objetos.

Gnoseologia estuda o processo do conhecimento, já a Ontologia estuda os objetos do conhecimento. São estudos correlatos, separáveis somente por abstração.
A chamada Ontologia ou Teoria dos Objetos refere-se à parte geral da metafísica, o ser enquanto ser. Seu propósito é determinar qual é a natureza ou estrutura daquilo que é suscetível de ser posto como objeto do conhecimento.Sujeito cognoscente e sujeito de juízo são diferentes, não devendo ser confundido. Juízo é o enunciado de algo a respeito de algo, com convicção de verdade a esse enunciado. O juízo, portanto, abrange um sujeito, um predicado e um verbo, que liga o sujeito à sua qualidade.
A primeira categoria ôntica é a dos objetos naturais, aqueles que existem em natureza (sejam físicos ou psíquicos), parapercepção desses objetos ficamos dependentes dos sentidos.

Objetos Naturais Físicos.
O exemplo mais simples de um objeto físico é a idéia de corpo físico ao qual é inerente de extensão (qualidade primaria inseparável dos seres corpóreos). As características dos objetos naturais físicos são:
• Espacialidade: são feitos de matéria, portanto ocupam lugar no espaço;
• Temporalidade: não são eternos,mas são conhecidos no presente, passado e futuro;
• Neutralidade a juízos de valor;
• Principio da causalidade: principio aplicado para conhecê-los.
Os juízos podem ser de realidade, ou de valor, de finalidade ou de atribuição, onde se atribui ao predicado uma impressão subjetiva. São sujeitos aos fatores de espaço, tempo e são imunes de valoração. Quando nos propusermos a conhecer os...
tracking img