Teoria do objeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Disciplina – CAH 200 - Teoria do Objeto e Coleções
Docente – Ana Paula Pacheco
Discente – Pedro Antônio Amaral de Carvalho

Estudo dirigido de teoria dos objetos e coleções
1- De acordo com o texto O Colecionismo ilustrado na gênese dos museus contemporâneos de autoria de Cícero de Almeida, comente sobre:
a) O surgimento dos museus noséculo XVIIII
O museu como nós conhecemos hoje surge a partir do século XVIII, no momento em que se percebe a necessidade de preservar o patrimônio como herança de uma nação. A institucionalização definitiva do museu se justifica no grande investimento na “invenção” de um passado nacional sendo o museu um espaço privilegiado em abrigar fragmentos que materializavam a herança coletiva da nação. Oestado escolhia o que deveria ser considerado como bem da nação e o que deveria ser destruído.
b) A definição de coleção segundo Pomian
Segundo Pomian (1984) , é importante que o conjunto de objeto colecionado esteja exposto ao olhar público. Os objetos dentro de uma coleção particular ou de um museu são resultado de uma seleção especifica e estão inseridos em uma circulação própria, que écompreendida e respeitada por aqueles que vão desfrutar de seus benefícios. Portanto concluímos que colecionismo e museu estão ligados, e a analise das praticas colecionista é o papel que os museus têm exercido ao longo do tempo.
A idéia de museu
A idéia de museu foi sendo construída a partir do Renascimento, impulsionado pelo iluminismo, ganhando status definitivo a partir da RevoluçãoFrancesa, quando a instituição do conceito de patrimônio nacional passou a fazer parte das estratégias ideológicas dos novos estados nacionais europeus. A institucionalização definitiva do museu se realiza nessa atmosfera de grande reveste na invenção de um passado nacional, sendo o próprio museu um espaço privilegiado para o abrigo dos fragmentos que materializavam a herança coletiva da nação.
Acriação do Museu do Louvre
Em 10 de outubro de 1793 foi criado o museu do Louvre resultado de um processo de apropriação de “bens nacionais”, neste caso o tesouro acumulado pela coroa francesa ao longo dos séculos, confiscado pelo governo. Mas o termo museu já estava sendo usado desde o Renascimento.
2- Disserte sobre as práticas colecionistas, a partir do Renascimento.
Na Roma antiga apratica de coleciona era símbolo de poder e status, muitos Generais acumulavam objetos obtidos nas vitorias, em suas próprias casas, consolidando o modelo de colecionista romano.
Na Idade Média a atividade artística se concentrava em torno da Igreja, que passa a acumular objetos doados pela população e pelos reis, formando grandes tesouros.
A partir do Renascimento as práticas colecionistas sofremgrandes alterações a exemplo, a preocupação com a coleta e preservação como fragmentos de esculturas, medalhas , moedas etc. No século XVI surge muitos gabinetes de curiosidades geralmente dedicado a historia natural como meio de estimular o estudo cientifico.
3- Discorra sobre os museus contemporâneos e a herança colecionista.
Os museus contemporâneos, com uma herança colecionista seconfiguram em duas categorias de instituições: a primeira se refere aos museus criados a partir da incorporação parcial ou integral de antigas coleções; a segunda se refere ao que se pode chamar de pratica colecionista de “Estado”, na qual podem ser observados os princípios semelhantes,  os que motivam a formação das coleções de caráter privado, mas exercendo poder Publico.
4- Em relação ao texto:Revistando um objeto clássico da coleção do Museu Histórico Nacional, de autoria de Inês Gouveia, explique sobre:
a) O lugar dos vestígios nos Museus e nos seus discursos
O texto pretende expor como os objetos eram entendidos enquanto acervo, isso a partir  do objeto com que o Barão da vitória foi condecorado o “Sabre de Honra”. Ainda detidos numa análise de suas considerações iniciais, a autora...
tracking img