Teoria do valor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1217 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria do Valor:
do valor de uso-trabalho ao valor de uso-utilidade, a objetividade e a subjetividade


Teoria do Valor-Trabalho por Marx, Smith e Ricardo

“Não há nada de mais útil que a água, mas ela não pode quase nada comprar; dificilmente teria bens com os quais trocá-la. Um diamante, pelo contrario, quase não tem nenhum valor quanto ao seu uso, mas se encontrará frequentemente umagrande quantidade de outros bens com o qual trocá-lo.” (Adam Smith)

De acordo com Marx, as mercadorias apresentam dois tipos de valor; o valor de uso e o valor. O primeiro funciona como base para o segundo, pois sem utilidade essa mercadoria não seria útil na relação de troca. Essa relação de troca surge de um princípio de proporção de valores. Segundo Marx, esse valor parte do trabalho, oumelhor, o valor que essa mercadoria adquiria estava de acordo com o tempo de trabalho necessário para a mesma ser produzida.
Isso pode ficar mais bem exemplificado quando Marx explica em “O Capital”, as mercadorias que tivessem a mesma quantidade de trabalho ou mesma quantidade de tempo gasto para a produção do trabalho, teriam o mesmo valor.
David Ricardo e Adam Smith partilhavam da mesma ideia,porém partiam por outro ponto. Para esses, era na verdade do trabalho que se derivava o valor dos produtos. É na teoria desses autores que surge o problema de como conseguir comparar os trabalhos que eram diferentes na essência. Já que não havia comparação, ficava inviável compreender o funcionamento da troca.
Marx tenta responder. Para ele a base de comparabilidade comum a todas as mercadoriasestá no trabalho abstrato. Esse trabalho abstrato e a forma de medi-lo pelo tempo necessário de produção, cristalizam, na mercadoria, o valor.
Também em “O Capital”, Marx coloca que
“Ao desaparecer o caráter útil dos produtos do trabalho, desaparece o caráter útil dos trabalhos neles representados, e desaparecem também, portanto, as diferentes formas concretas desses trabalhos, que deixam dediferenciar-se um do outro para reduzir-se em sua totalidade a igual trabalho humano, a trabalho humano abstrato (…) Portanto, um valor de uso ou bem possui valor, apenas, porque nele está objetivado ou materializado trabalho humano abstrato.”
A partir disso, surgem questionamentos sobre como se dá a medição da grandeza do valor das mercadorias, e Marx define, também em “O Capital”,
“A própriaquantidade de trabalho é medida pelo seu tempo de duração, e o tempo de trabalho possui, por sua vez, sua unidade de medida nas determinadas frações do tempo, como hora, dia etc.”.
Adam Smith, em sua teoria apresenta uma distinção entre valor de uso e valor de troca, a partir de um exemplo.
“A água possui alto valor de uso, ou seja, sua utilidade é enorme, no entanto, seu valor de troca ébaixíssimo, podemos trocá-la por qualquer coisa. Já o diamante tem um valor de uso baixíssimo, ou seja, utilidade reduzida e um alto valor de troca.”.
É dessa forma que Smith deixa clara a diferença entre o valor de uso e valor de troca, pois a utilidade é algo subjetivo, ou melhor, como no exemplo da água e do diamante, se fosse a utilidade que ditasse o valor, a água teria um valor muito alto e odiamante o contrário. Enfim, para Smith, o pagamento é feito de acordo com o valor de troca, de acordo com o trabalho que é gasto para encontrar água, assim como para encontrar o diamante.
É dessa forma que é possível compreender toda essa teoria do valor, como uma teoria objetiva, pois esse valor é algo cristalizado no objeto, é materialidade cristalizada no objeto em si.

A Teoria Valor-UtilidadeEssa teoria é uma teoria que avalia ação a partir das suas consequências. Ou seja, quando o benefício é melhor, a ação tomada – ou a decisão – também é melhor.
Segundo Bentham, filósofo jurista que difundiu o utilitarismo junto com Stuart Mill, podemos entender a utilidade a partir do principio de que toda ação tem de ser aprovada – ou rejeitada – em função da tendência da interferência que...
tracking img