Teoria do consumidor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

A Teoria do Consumidor trata fundamentalmente da teoria da escolha individual. Assim, o que veremos aqui é uma teoria da escolha individual, que envolve assuntos como a forma racional de consumo, preferência do consumidor e as curvas de indiferença.
A Teoria do Consumidor é sustentada por hipóteses de racionalidade, que é dividida em três partes: preferências, restrições eescolhas.



2 RESUMO DA TEORIA DO CONSUMIDOR
O objeto básico da teoria do consumidor é o comportamento do consumidor individual. Sendo o consumidor visto como uma unidade de consumo ou gasto, portadora de certo orçamento.
Existe uma hipótese básica de que os indivíduos distribuem de forma racional a totalidade de suas despesas, buscando obter o máximo de satisfação dentro daslimitações de orçamentos.
A Teoria do Consumidor aborda o consumidor como um indivíduo racional, ou seja, ele calcula deliberadamente, escolhe conscientemente e maximiza a sua satisfação ou utilidade do bem/serviço adquirido.
Pontos abordados pela teoria: comportamento do consumidor, preferência do consumidor, restrições orçamentárias, curva de indiferença e demanda de mercado.
A teoria parte dealgumas premissas básicas, tais como:
- Integralidade – todo consumidor tem a capacidade de ordenar suas preferências;
- Transitividade – existe Consistência na capacidade de ordenar as preferências;
- Monotonicidade – mais de um bem é melhor que menos.
Existem duas abordagens da Teoria do Consumidor:
- Abordagem Cardinal – procura analisar o comportamento do consumidor, partindo dahipótese de que os bens têm utilidade mensurável quantitativamente. Por meio da medida quantitativa da utilidade das coisas, o consumidor escolhe as diferentes alternativas de consumo, visando a satisfação das suas necessidades. Fundamenta-se na escolha e utilização de alguns elementos ou conceitos básicos, tais como: a noção de utilidade, o problema da medida da utilidade, a noção de utilidademarginal e a lei da utilidade marginal decrescente;
- Abordagem Ordinal – sua característica fundamental está no fato de rejeitar a hipótese da mensurabilidade quantitativa da utilidade, substituindo-a pela hipótese da comparabilidade. Comprando a utilidade das coisas, o consumidor escolhe as diferentes alternativas de consumo de bens ou de combinações de bens capazes de atender as suasnecessidades.
A utilidade, em seu sentido mais amplo, é caracterizada como a adequação de um bem para satisfação de uma necessidade sentida por um indivíduo. Quando se consome algum produto, obtém-se certa satisfação. Significa a capacidade de satisfação das necessidades sentidas, inerentes ao bem. Esse é um conceito introspectivo do consumidor: reside na sua mente, sendo, portanto, subjetivo.Através da curva de indiferença, que um gráfico de uma função que mostra combinações de bens, na quantidade que torna o consumidor indiferente, poderá observar melhor como o consumidor tem preferência entre uma combinação contra outra, já que cada uma provê um mesmo nível de satisfação (utilidade não muda). As curvas de indiferença são muito utilizadas para representar as preferências do consumidor.3 TEORIA DA UTILIDADE
A Teoria da Utilidade permite, através de preceitos simples, quantificar o quão desejável (ou indesejável) é uma determinada situação (mesmo que ela envolva valores que não possam ser expressos por um atributo).
Diferentes bens e serviços proporcionam uma utilidade de satisfação aos indivíduos ou consumidores e que são capazes de escolher o mais benéfico no seuponto de vista.
Dois critérios são estabelecidos para o processo decisório: primeiro é o acaso (hábito e intuição), que existe, normalmente, quando o consumidor escolhe coisas de pouca importância. O erro não traz grandes conseqüências para si ou para a família.
O segundo critério é o racional. A conduta racional é quando o comportamento segue um conjunto sistemático e consiste de...
tracking img