Teoria de taylor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1246 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bibliografia.
Livro: Gestão Empresarial de Taylor aos nossos dias.
Paginas 13 a 25.
Capitulo: Teoria Clássica e Teoria Cientifica.

Origem.
Grande parte das corporações mundiais que conhecemos hoje foi impulsionada ou transformada pela revolução industrial. A economia deixou de ter uma base artesanal e manufatureira para se firmar na produção industrial e mecanizada. Com o nascimento dasfabricas surgiu um primeiro paradigma de administração.
O que é Paradigma.
Na linguagem usual, paradigma é um sinônimo de modelo Thomas Kuhn, grande estudioso da questão, considera paradigmas “realizações reconhecidas durante algum tempo por uma comunidade científica específica, proporcionando os fundamentos para sua prática posterior”.
Revolução Industrial, a Revolução da Produção.
A primeirarevolução industrial (1780/1840) foi uma profunda transformação econômica e social. Durante a segunda revolução industrial (1840/1895), o processo de industrialização se afastou da Grã-Bretanha para vários países, promovida por uns aprimoramentos dos meios de transporte e pelo abundante capital acumulado na Inglaterra, ávido por ser investido. A revolução dos meios de produção não se apoiava maisno pioneirismo do setor têxtil, mas na difusão de novas tecnologias e formas de organização, estimulada pela industrialização do setor de bens de capital.
Princípios Gerais da teoria da Administração Cientifica.
Na virada do século XIX, Frederick Taylor desenvolveu estudos a respeito de técnicas de racionalização de trabalho de operário (Piece Rating System, 1985 e Shop Management, 1903). Acaracterística mais marcante do estudo de Taylor é a busca de uma organização científica do trabalho, enfatizando tempos e métodos e por isso é visto como o precursor da teoria da administração científica. Taylor via a necessidade premente de aplicar métodos científicos á administração, para garantir a consecução de seus objetivos de máxima produção a mínimo custo. Para tanto defendia os seguintesprincípios:
* Seleção cientifica do trabalhador – O trabalhador deve desempenhar a tarefa mais compatível com suas aptidões.
* Tempo – padrão – O trabalhador deve atingir no mínimo a produção – padrão estabelecido pela gerência.
* Plano de Incentivo Salarial – A remuneração dos funcionários deve ser proporcional ao numero de unidades produzidas.
* Trabalho em Conjuntos – Os interessesdos funcionários (Altos Salários) e da administração (baixo custo de produção) podem ser conciliados, através da busca do maior grau de eficiência e produtividade.
* Gerentes Planejam, Operários Executam – O Planejamento deve ser de responsabilidade exclusiva da Gerencia, enquanto a execução cabe aos operários e seus supervisores.
* Divisão do Trabalho – Uma tarefa deve ser dividida nomaior número possível de Subtarefas.
* Supervisão – A função básica do supervisor, como o próprio nome indica é controlar o trabalho dos funcionários.
* Ênfase na Eficiência - Existe uma única maneira certa de executar uma tarefa.
Considerações acerca da Administração Cientifica de Taylor
* Enfoque Mecanicista do Ser Humano – A visão da organização como uma máquina, que pode e deveseguir um projeto definido, recebe criticas ferozes de estudioso da administração.
* Homo Econômicas – O incentivo monetário, apesar de importante não se revela suficiente para promover a satisfação dos trabalhadores.
* Abordagem Fechada – A administração cientifica não faz referência ao ambiente da empresa.
* Superespecialização do operário – Com a fragmentação das tarefas, a qualificaçãodo funcionário passa a ser supérflua.
* Exploração dos Empregados – Como decorrência do estimulo, da falta de consideração de seu aspecto humano.
Taylor é normalmente visto como um cientista insensível e desumano, que tratava os operários como objetos de estudo isolados, em favor de estudos que favoreciam a elite empresarial. Além disso, por mais que se critiquem os estudos miniciosos de...
tracking img