Pesquisa de campo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pesquisa de campo no bairro de Bento Ribeiro
Justificativa:
O presente trabalho tem como objetivo apresentar o processo histórico de formação do bairro de Bento Ribeiro, no subúrbio do Rio de Janeiro a partir da inauguração da estação ferroviária de mesmo nome, tendo em vista que este acontecimento foi o fator fundamental para o surgimento do bairro.
Introdução:
A pesquisa de campo degeografia será para um grupo de alunos do 5º. Ano do ensino fundamental, a partir de uma abordagem sócio-histórica do bairro de Bento Ribeiro. O tempo total da aula será de uma hora e trinta minutos
Para melhor elaborar a pesquisa levei em consideração o capítulo "Estrutura, Processo, função e Forma como Categorias do Método Geográfico" do livro "Espaço e Método" de Milton Santos; como base para uma"leitura geográfica do bairro", o livro "As Ruas do Rio" de Brasil Gérson, para colher material sobre a história da formação do bairro e o livro de João do Rio "A Alma Encantadora das Ruas" para apreender o bairro com um olhar poético e aprender o que é flanar e notar as mudanças ocorridas com a modernidade.
"flanar é a distinção de perambular com inteligência." ( Do Rio, p.51)
Portanto levarei ascrianças a um passeio em que elas possam notar as mudanças ocorridas no bairro, fazê-los notar o que o passado representa e notar as pinceladas modernas que o bairro recebeu ao longo do tempo.
Em relação ao texto de Milton Santos, as definições de forma, função, processo e estrutura foram essenciais para o entendimento do nascimento e das mudanças ocorridas no bairro ao longo dos anos.
Em umrápido passeio pelo bairro para poder encontrar o melhor trajeto para a pesquisa, pode-se notar a presença de prédios antigos e novos coexistindo harmonicamente lado a lado nas imediações da estação ferroviária, pólo comercial do bairro.
A construção de novas formas não implica na destruição das formas antigas, isso posto leva-nos a crer que mesmo com a necessidade da implantação de novas funções nãourge a necessidade de construção de novas formas o que ocorre é a imposição de novas funções a velhas formas e essas estruturas co-habitarão o mesmo espaço sem prejuízo para a evolução do espaço.
Santos:
"Assim sendo, resta-nos tão-somente uma
mistura de formas novas e velhas, de estruturas criando novas formas mais adequadas
para cumprirem novas funções ou se adequando a formas velhas,criadas
em instâncias passadas." (p.55)
A formação do bairro
O advento da linha férrea, em 1858, trouxe para a região ares de modernidade, contudo a estação só foi inaugurada em 1914, a pedidos de moradores da região. À época, o presidente do Brasil era O Marechal Hermes da Fonseca, que deu seu nome à estação vizinha, inaugurada em 1913, no ano seguinte, a pedidos de moradores da localidade, seriainaugurada a estação de Bento Ribeiro, pelo então prefeito, o General Bento Ribeiro.
Portanto o bairro surgiu e cresceu em volta da linha férrea que cortava a região, dividindo-a em dois lados, assim como os demais bairros, sejam da linha da Central, sejam do ramal da Leopoldina, característica muito peculiar dessas localidades e que não existe em bairros da zona norte, como Tijuca e Grajaú, zonasul, zona oeste, como os bairros de Jacarepaguá.
No século XIX, a região onde se encontram os bairros de Bento Ribeiro e Oswaldo Cruz chamava-se Rio das Pedras em virtude de ser cortada pelo rio das Pedras, que nasce no morro do Valqueire e desemboca no rio Acari, que por sua vez é afluente do rio Meriti que deságua na baía de Guanabara.
No final do Século XIX, existiam na região algumasestradas que serviam às fazendas da localidade. A principal era estrada do Sapê, que ligava a região à Estrada Real de Santa Cruz, após a inauguração da linha férrea a estrada foi cortada ao meio e de um lado mudou de nome para estrada Henrique de Melo, em homenagem ao dono daquelas terras, e do outro permaneceu o antigo nome.
Outra estrada de grande importância era a estrada do Queimado, que ligava...
tracking img