Teoria de socrates aristoteles e platao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Qual é a diferença entre o pensamento de Platão e o pensamento de Aristóteles?
R- Platão sonhava com uma sociedade ideal na qual não praticar o bem torna-se uma impossibilidade tal a extensão dasinstituições que eliminam a vida privada. Já para Aristóteles a lei deve ser capaz de compreender as limitações do ser humano, aproveitar-se das suas paixões e instintos, e produzir instituições quepromovam o bem e reprimam o mal.

2- O que Sócrates defendia?
R- Defendia a identidade entre os interesses individuais e os e comunitários como único caminho para a felicidade, o que implica navalorização da bondade, da moderação dos apetites, na busca do conhecimento.

3- O que no pensamento de Platão deveria ser ainda mais rígidos?
R- O reencontro da ética e da realidade se dá através deuma grande reforma social, política e econômica que torne a cidade mais simples, mais desligada dos valores materiais e mais igualitária.

4- Qual é a distinção entre os dois tipos de “BEM” ditopor Aristóteles?
R- Os primeiros são bons por que levam à bondade, enquanto os segundos são bons por si mesmos. Assim o conhecimento também é dividido entre o conhecimento pratico e teórico, o primeirosendo o conhecimento de como agir corretamente e o segundo o conhecimento do que é bom por si mesmo.

5- O que os três autores buscaram constituir?
R- Uma teoria ética que parte das premissasque, de um lado, existe uma ética objetiva e de outro que o homem só pode ser feliz se seguir estes princípios.

6- Qual foi o mérito que Sócrates induziu?
R- Induziu sobre a discussão sobre o homemna filosofia de forma sistemática, defendendo a posição que mais do que as forças da natureza, o homem deveria ser o objeto das reflexões .

7- Qual era os dois tipos de “BONDADE” dita por Platão?R- O primeiro é afastar esta sombra refletida pelas convenções para chegar à noção em si da bondade. A segunda diferença é que ao propor sua utopia, Platão esforça-se se não para definir este...
tracking img