Podridão de armilaria em pinus

491 palavras 2 páginas
INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CÂMPUS DE RIO DO SUL
CURSO: ENGENHARIA AGRONÔMICA
DISCIPLINA: FITOPATOLOGIA AGRÍCOLA
PROF: LEANDRO LUIZ MARCUZZO
ALUNA: ALINE SCHULLER

Resumo sobre Podridão de Armillaria em Pinus- Armillaria sp.

A podridão de raízes causada por Armillaria sp. afeta um grande número de plantas lenhosas. No Brasil a doença foi constatada em espécies de Pinus, Araucária e Eucalipto, nos estados das regiões Sul e Sudeste, não tendo sido constatada em plantas de espécies tropicais.

ETIOLOGIA- O fungo Armillaria sp. é um basidiomiceto que cresce bem em meio de BDA, onde forma rizomorfas em abundância. Há um complexo de espécies do gênero Armillaria de ampla distribuição geográfica no mundo. As frutificações do patógeno são basidiocarpo do tipo cogumelo, produzidas em tufos na base do tronco das árvores ou em tocos em decomposição. Por serem efêmeras e rapidamente perecíveis, são difíceis de serem observadas. Estes basidiocarpos produzem basidiósporos que, disseminados pelo vento podem dar origem a infecções primárias. Na sua ausência, é o micélio ou as rizomorfas, presentes em restos vegetais lenhosos como tocos, galhos ou raízes, que dão início as infecções. O fungo requer quantidades significativas de substrato energético, onde cresce saprofiticamente, para que possa infectar as raízes das árvores plantadas.

SINTOMAS- A doença manifesta-se mais frequentemente em plantações com 2 a 5 anos de idade. Caracteriza-se inicialmente por uma amarelecimento das acículas, seguindo por murchamento, bronzeamento e seca das mesmas. Os sintomas da parte aérea normalmente procedem a morte das árvores, que ocorre quando o sistema radicular acha-se comprometido, ou tennha havido anelamento na região do colo da árvore. Os sintomas que permite a diagnose da doença são detectados nas raízes mais grossas e na base do tronco. Neste locais, ocorre intensa exsudação de resina que acumula-se no solo, ao redor das raízes,ou do tronco, formando uma crosta

Relacionados

  • basidio
    1058 palavras | 5 páginas