Teoria de sistemas - adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria dos Sistemas
A Teoria dos Sistemas é uma decorrência da Teoria Geral dos Sistemas desenvolvida por Ludwig Von Bertalanffy (biólogo). A Teoria dos Sistemas espalhou por todas as ciências, influenciando notavelmente a Administração.

Conceito de sistema
Sistema é um conjunto de elementos interdependentes e interagentes que formam um todo organizado no sentido de alcançar um objetivo.Os sistemas apresentam características próprias. O todo apresenta propriedades e características próprias que não são encontradas em nenhuma das partes isoladas. As características da água são totalmente diferentes do hidrogênio e do oxigênio que a formam.

Duas características básicas de um sistema são o propósito ou objetivo e globalíssimo ou totalidade.
a) Propósito ou objetivo – todo sistematem um ou alguns propósitos ou objetivos. As unidades ou elementos, bem como os relacionamentos, definem o arranjo que visa sempre o objetivo ou finalidade a alcançar.
b) Globalíssimo ou totalidade – qualquer estimulo em qualquer unidade do sistema afetará todas as unidades devido ao relacionamento existente entre elas. O efeito total dessas mudanças ou alterações proporcionará um ajustamento detodo o sistema. O sistema sempre agirá globalmente a qualquer estimulo. Na medida em que o sistema sofre mudanças, o ajustamento sistemático é contínuo.

Parâmetros dos sistemas

O sistema é caracterizado por parâmetros. Parâmetros são constantes arbitrárias que caracterizam, por suas propriedades, o valor e a descrição dimensional de um sistema ou componente do sistema. Os parâmetros dossistemas são: entrada (input), saída(output), processamento, retroação(feedback) e ambiente.

1) Entrada (Input) – o sistema recebe entradas ou insumos para poder operar. A entrada de um sistema é tudo o que o sistema importa ou recebe se seu mundo exterior. Pode ser constituída de:
- Informação: tudo o que permite reduzir a incerteza a respeito de algo. Quanto maior a informação, tanto menor aincerteza. A informação proporciona orientação e conhecimento a respeito de algo. Ela permite planejar e programar o comportamento ou funcionamento do sistema.
- Energia: é a capacidade utilizada para movimentar e dinamizar o sistema, fazendo-o funcionar.
- Materiais: são recursos a serem utilizados pelo sistema como meios para produzir as saídas (produtos ou serviços). Os materiais são chamadosoperacionais quando são usados para transformar ou converter outros recursos (por exemplo, máquinas, equipamentos, ferramentas, instalações, ferramentas e utensílios) e são chamados produtivos (ou matérias-primas) quando são transformados ou convertidos e saídas (isto é, em produtos ou serviços).

Por meio da entrada, o sistema importa os insumos ou recursos do seu meio ambiente para podertrabalhar ou funcionar.

2) Processamento ou processador ou transformador (throughput): é o mecanismo de conversão das entradas em saídas. O processador está empenhado na produção de um resultado.

3) Saída (output): é o resultado final da operação de um sistema. Todo sistema produz uma ou várias saídas. O meio da saída, o sistema exporta o resultado de suas operações para o meio. É o caso deorganizações que produzem saídas como bens e serviços e uma infinidade de outras saídas (informações, lucros, pessoas aposentadas ou que se desligam, poluição e detrito etc.)

4) Retroação (feedback): é um mecanismo segundo o qual uma parte da energia de saída de um sistema ou de uma máquina volta à entrada. A retroação, também chamada de servomecanismo, retroalimentação ou realimentação, é umsubsistema de comunicação de retorno proporcionado pela saída do sistema à sua entrada, no sentido de alterá-la de alguma maneira.
A retroação serve para comparar a maneira como um sistema funciona em relação ao padrão estabelecido para ele funcionar. Quando ocorre alguma diferença (desvio ou discrepância) entre ambos, a retroação incumbe-se de regular a entrada para que a saída se aproxime do...
tracking img