Monografia adm- teoria de sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DE SISTEMAS
Ampliando as Fronteiras da Empresa

TEORIA DE SISTEMAS
Ampliando as Fronteiras da Empresa




RESUMO

Teoria dos sistemas começou a ser aplicada a administração principalmente em função da necessidade de uma síntese e uma maior integração das teorias anteriores, sendo elas: Científicas e Relações Humanas, Estruturalista e Comportamental oriundas das CiênciasSociais e da intensificação do uso da cibernética e da tecnologia da informação nas empresas.
Os sistemas vivos, sejam indivíduos ou organizações, são analisados como “sistema abertos”, mantendo um continuo intercâmbio de matéria/energia/informação com o ambiente. A Teoria de Sistema permite reconceituar os fenômenos em uma abordagem global, permitindo a inter-relação e integração de assuntos que são,na maioria das vezes, de natureza completamente diferentes.

Palavras-Chave: sistemas, organização, ambiente.

ABSTRACT
The Systems Theory started being applied to the administration mainly in function of the need of a synthesis and a bigger integration of the previous theories, which are: scientific and Human Relationships, Structuralist and behavioral derived from the social sciences andthe intensification of the cybernetics’ use as well as the technology of the companies information.
The living systems, which may be or individuals or organizations, are analyzed as “open systems”, keeping an ongoing exchange of the matter/energy/information with the environment. The System Theory allows us to recognize the phenomena in global approach, allowing the interrelation and integrationof subjects that are, most of the times, from completely different nature.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 6
CAPÍTULO I 7
1.HISTÓRICO 7
1.1 OS SISTEMAS 7
1.2 ABORDAGEM E CONCEITO DAS ORGANIZAÇÕES NA TEORIA DOS SISTEMAS 11
1.3 CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DA TEORIA DOS SISTEMAS EM ADMINISTRAÇÃO 12
CAPÍTULO II 14
2. PARÂMETROS DOS SISTEMAS 14
2.1 PRINCIPAIS ESTUDIOSOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES 152.2 QUANTO ÀS CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS 17
2.3 SISTEMAS ORGANIZACIONAIS 18
CONCLUSÃO 20
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 21

INTRODUÇÃO

A origem da Teoria dos Sistemas ocorreu a partir dos estudos do biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy. A Teoria Geral dos Sistemas foi introduzida na Administração, não para buscar ou solucionar problemas ou mesmo tentar soluções práticas, mas compreendero funcionamento das organizações e sua complexidade.
A Teoria dos Sistemas é importante tendo em vista a necessidade de avaliar a organização como um todo e não somente em departamentos ou setores. O fator mais importante ao considerar a Teoria dos Sistemas é a identificação do maior número de variáveis possíveis, externas e internas que, de alguma forma, influenciam em todo o processoexistente na organização.
O presente trabalho tem por fim apresentar ponderações introdutórias sobre a teoria dos sistemas, bem como demonstrar sua contribuição para a gestão e tomada de decisões nas organizações.
Assim, foi dividido em dois capítulos. O primeiro apresenta a respeito dos Sistemas e da Teoria dos Sistemas, seu processo histórico, conceitos e evolução dentro da organização. O segundocapítulo realizando uma abordagem geral sobre o tema, inserindo, nesse contexto os parâmetros dos sistemas, seus principais estudiosos, as características dos Sistemas e os Sistemas Organizacionais.

CAPÍTULO I

1. HISTÓRICO

A Teoria dos Sistemas foi introduzida na Administração, a partir da década de 1960, tornando-se parte integrante da ciência administrativa. “Surgiu com os trabalhos dobiólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy, após análise em que fez verificação de que existia uma tendência para a integração das ciências naturais e sociais” (CHIAVENATO, 2004, p. 474).
A Teoria dos Sistemas baseia-se nas premissas de que os sistemas são compostos de subsistemas (moléculas – célula – órgão), que os sistemas são abertos (meio ambiente constituído de sistemas) e que as funções de um...
tracking img