Em busca das origens desenvolvimentais dos transtornos mentais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1230 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Em busca das origens desenvolvimentais dos transtornos mentais



A psicopatologia desenvolvimental é uma disciplina que integra perspectivas epidemiológicas, sociais genéticas, desenvolvimentais e de psicopatologia e testa sua hipóteses através de métodos epidemiológicos e estatísticos específicos, buscando entender as origens e o curso dos transtornos mentais.Entende que os transtornos mentais são possíveis desfechos do processo de desenvolvimento e são dependentes de influências sociais, genéticas e ambientais.
A psicopatologia desenvolvimental é um campo do conhecimento dinâmico e em evolução.
Inicialmente, a ênfase no processo de desenvolvimento era utilizada especialmente para entender os transtornos mentais da infância. Com aprogressão do campo, estudos passaram a mostrar que existe uma importante continuidade dos transtornos entre a infância, adolescência e idade adulta, e que grande proporção dos adultos com transtornos mentais apresentava já na adolescência.


Quais são os conceitos e abordagens desenvolvimentais que nos auxiliam a entender a origem dos transtornos mentais?


Osinvestigadores dessa área convergem no entendimento de que os transtornos mentais são possíveis desfechos do processo de desenvolvimento. Convergem também no conceito de que os transtornos mentais surgem a partir de inter-relações dimensionais, complexas, em múltiplos níveis, entre características ambientais e sociais. Quatro conceitos que norteiam abordagens desenvolvimentais: Primeiro, a psicopatologiadesenvolvimental assume que há continuidade no processo de desenvolvimento dos transtornos mentais. Segundo, há uma tendência inata de os indivíduos de adaptarem ao seu ambiente. Terceiro, idade e momento do desenvolvimento são fatores fundamentais a partir dos quais todos os outros fatores devem ser entendidos. Quarto, comportamentos mal adaptativos ou transtornos mentais devem ser interpretadosfrente ao contexto onde o individuo encontra-se inserido.
Com desfechos possíveis do processo de desenvolvimento, os transtornos mentais não seriam necessariamente categorias distintas, mas sim trajetórias desenvolvimentais dimensionais, ou seja, diferentes trajetórias desenvolvimentais podem levar ao mesmo processo psicopatológico.



Buscando fatores ambientais com efeitocausal



Entende-se que fatores de risco ambientais para os transtornos mentais atuam através de múltiplos mecanismos e níveis e usualmente estão correlacionados a uma cadeia de fatores de risco, que por sua vez podem atuar através de diversos mecanismos.
É importante seguir uma serie de estratégias para que seja demonstrada a presença de relação de causa e efeitoentre fatores de risco ambientais e transtornos mentais. É fundamental que a relação exista em função de uma base conceitual sólida, com evidencias acerca de possíveis mecanismos através dos quais os eventos operam. É fundamental mostrar uma conexão temporal consistente entre o evento estressor e o inicio do transtorno. É necessário rigor na aferição de fatores de risco e desfechos através demedidas especificas e dimensionas. É importante contextualizar os eventos ambientais estudados.
As abordagens epidemiológicas utilizadas para demonstrar que determinado evento ambiental apresenta um efeito causal são limitadas frente a complexidade dos processos e, principalmente, frente a diversidade de variáveis confundidoras que não são levadas em consideração.
Experimentosnaturais são oportunidades impares para entendermos as origens dos transtornos mentais.
Um ensaio natural em particular buscou entender a relação entre psicopatologia e pobreza, testando se pobreza pe causa de psicopatologia, ou se psicopatologia leva à pobreza. Evidenciou-se o efeito da pobreza como causa de sintomas de transtorno de conduta e oposição. Entretanto, os mecanismos...
tracking img