Teoria de grafos: - uma possibilidade interdisciplinar ao alcance do ensino fundamental e médio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2586 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria dos Grafos: - uma possibilidade interdisciplinar ao alcance do Ensino Fundamental e Médio.

DALL’ASTA, MARILIA NUNES, Profª. Msc. do IMEF[1]- FURG
SILVA, MARILDA OLIVEIRA, PROFª EST.ALUNA ESPECIAL- FURG
ORIENTADORA: PEREIRA, Profª Dra. ELAINE C.- IMEF- FURG[2]

MODALIDADE: ARTIGO.
RESUMO:
Com a realização doestudo feito por um grupo de alunos do Curso de Licenciatura em Matemática e alunos do Mestrado em Matemática Aplicada e Computacional, sobre Teoria de Grafos, pretende-se demonstrar que, embora este conteúdo seja desenvolvido somente no Ensino Superior, pode também ser explorado inicialmente, na matemática das séries finais do Ensino Fundamental. Com a apresentação de algumas atividades, muitosimples, com o uso de grafos para alunos da 8ª série em uma escola pública riograndina, buscou-se valorizar e enriquecer a resolução de problemas, a teoria de conjuntos dentro da Matemática Discreta, refletindo-se sobre a interdisciplinaridade no uso de grafos, destacando o grande potencial de enriquecimento para o ensino de matemática. Orientados pela professora coordenadora desta pesquisa, o estudoassumiu aspectos interdisciplinares e colaborativas onde se pode buscar a contribuição de todos os participantes, através de indicações de atividades, diferentes sugestões as quais enriqueceram significativamente a exposição deste trabalho, o que posteriormente, espera-se subsidiar uma mudança reflexiva do professor sobre suas práticas metodológicas incentivando-os a continuidade de sua formação.Desenvolvendo este trabalho com atividades e desafios no qual a lógica e o raciocínio foram exploradas chegou-se as primeiras conclusões: - que atividades interdisciplinares podem ser desenvolvidas e que as mesmas desafiam e encantam os alunos e ao mesmo tempo contemplam o desenvolvimento do raciocínio-lógico através de aplicações práticas. Acredita-se que este conteúdo possua grandespossibilidades de contribuições para o desenvolvimento intelectual, como algo apaixonante capaz de incentivar e desafiar os alunos contribuindo para atingirem-se plenamente os objetivos inicialmente.

PALAVRAS–CHAVE: ensino de matemática, interdisciplinaridade, grafos.

INTRODUÇÃO:
Refletindo sobre o quanto a matemática vem sendo excludente no meio escolar, o grupo de estudo, pesquisou assuntos,trabalhos, jogos e atividades que pudessem ser usadas pelos professores em suas aulas, com o intuito de contribuir-se com uma mudança de atitude quanto à forma de apresentação de alguns conteúdos, pois foi percebido que os estudantes, quanto mais desafios e diferentes materiais concreto usassem, maior a dedicação que passavam a ter com a disciplina e que os mesmos mais facilmente percebiam oconhecimento que lhes eram repassados.
Pesquisando-se os PCNs, constatou-se que os mesmos não contemplam o desenvolvimento de tópicos da Matemática Discreta e muito menos a Teoria de Grafos contida nesta. Contudo pode-se perceber a existência dos grafos em muitas situações cotidianas vivenciadas pelos alunos. Então se faz necessário a sua exploração e apresentação em sala de aula como um conteúdoextremamente interdisciplinar ligado a muitas áreas do conhecimento, destacando-se na Biologia, Educação Física, Artes, Geografia, Artes e possivelmente em outras tantas.
Como conseqüência desta constatação inicial, será necessário dar-se continuidade e aprofundamento deste estudo, sempre alicerçando-o a melhor contribuição a formação de cidadania de nossos educandos bem como estimular nossosprofessores a prosseguirem a sua formação continuada.
Para mudar o ensino e a compreensão da Matemática em situações cotidianas e profissionais do cidadão, é antes de tudo necessário problematizar um modo diferente na forma de apresentar-se os conteúdos conceituais e procedimentais.

Então, propondo situações significativas de aprendizagem constitui-se um dos desafios de nossa proposta...
tracking img