Teoria de circuito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (883 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I – INTRODUÇÃO

Neste capítulo, faz-se uma pequena introdução às grandezas alternadas onde se apresentam algumas das razões porque os sistemas alternados sinusoidais (AC) se impuseram faceaos sistemas contínuos (DC), apresentam-se os parâmetros que caracterizam uma grandeza alternada sinusoidal e o conceito de valor eficaz de uma grandeza periódica, particularizando o cálculo para umagrandeza alternada sinusoidal.


A representação de grandezas AC através da notação complexa (vectores girantes) simplifica o tratamento matemático necessário à análise do regime permanente decircuitos em AC. Exemplificam-se algumas operações matemáticas com fatores e respectiva representação gráfica.

































II – CIRCUITOSELÉCTRICOS EM REGIME SINUSOIDAL

As funções alternadas sinusoidais são particularmente importantes para a análise de circuitos pois a maior parte dos sistemas de produção e distribuição eléctrica gerae transmite energia através de grandezas cuja evolução no tempo se pode considerar sinusoidal; a sigla, normalmente utilizada para designar esta forma de energia eléctrica é “AC” e deriva dadesignação inglesa Alternating Current.


A grande vantagem da alimentação em AC, comparativamente à DC (Direct Current) onde as grandezas têm uma evolução constante no tempo, verifica-se na eficiênciado transporte de energia por esta se poder fazer a muito alta tensão; a tensão alternada produzida numa central é elevada por um transformador que, consequentemente diminui, aproximadamente, na mesmaproporção a corrente; as perdas Ri2 são assim menores em alta tensão, do que seriam se a energia fosse transportada ao nível de tensão a que é produzida. Esta foi a principal razão porque os sistemasAC se impuseram face aos sistemas DC.


Uma grandeza alternada sinusoidal, x(t), pode ser descrita pela expressão matemática:
x(t) = XM sin(ωt + φ)

sendo x(t) o valor instantâneo,...
tracking img