Teoria de adam smith

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ADAM SMITH

BIOGRAFIA

Nasceu em 5 de junho de 1723, em Kirkcaldy na Escócia. Estudou na Universidade de Oxford, entre os anos de 1751 à 1764 ensinou Filosofia na Universidade de Glasgow ondeescreveu seu primeiro livro “A Teoria dos Sentimentos Morais”. Mas, só mais tarde em 1776 teve fama reconhecida com a publicação da sua mais importante obra: “ A Riqueza das Nações”.

TEORIAAdam Smith é considerado formulador da teoria econômica, e um dos principais pensadores da história humana, foi o primeiro a escrever sobre a ciência da economia. Ele tornou o assunto compreensível noseu livro “A Riqueza das Nações”.
Em meio ao “Iluminismo”, conhecido também como “Século das Luzes” (período marcado pelas fortes críticas ao Antigo Regime, onde se propunham novas formas deorganização social, política e econômica), Adam Smith tornou-se pai do liberalismo econômico.
Suas ideias tiveram grande influência na Burguesia Européia no século XVIII, pois criticava a política econômicamercantilista promovida pelos reis absolutistas, e também contestavam o regime de direitos feudais ainda existentes em muitas regiões rurais da Europa.
Sua teoria foi fundamental para odesenvolvimento do capitalismo nos séculos XIX e XX.
Na sua principal obra “A Riqueza das Nações”, ele defende que cada pessoa deve se especializar naquilo que sabe fazer, e assim, produzir mais aumentando ariqueza da Nação.

Defendia também a ideia de que o Estado não devia intervir na economia, deixando assim a iniciativa privada livre para se desenvolver, assim sendo, as empresas teriam maisconcorrência, o que regularia o mercado e provocaria a queda dos preços, fazendo com que empresários procurassem melhorar a qualidade de seus produtos e formas de aumentar sua produção.
Smith introduziu o termoda "Mão Invisível", teoria na qual ele explica que apesar de não haver uma entidade reguladora do interesse comunal, a economia de mercado se regula devido o interesse dos indivíduos.
Também...
tracking img