Adam Smith e Teoria keneziana

2509 palavras 11 páginas
Adam Smith, considerado o formulador da teoria econômica, nasceu em 1723, em Kirkcaldy, na Escócia. Ele freqüentou a Universidade de Oxford, e nos anos de 1751 a 1764 ensinou filosofia na Universidade de Glasgow onde publicou seu primeiro livro, “A Teoria dos Sentimentos Morais”, porém, foi com outra obra que ele conquistou grande fama: “Uma Pesquisa Sobre a Natureza e as Causas das Riquezas das Nações”, lançado em 1776.
Grande parte das contribuições de Adam Smith para o campo da economia não foi original. Porém, ele foi o primeiro a lançar os fundamentos para o campo desta ciência.
Na obra “A riquesa das Nações”, ele demonstra que muitas crenças econômicas populares são na verdade errôneas e auto-destrutivas. Ele destaca que uma divisão apropriada da mão-de-obra pela sociedade, com cada pessoa se especializando naquilo que sabe fazer melhor, seria a melhor maneira de aumentar a produtividade e a riqueza de uma nação. Além disso, Smith criticou as excessivas intervenções e restrições do governo sobre a economia, demonstrando que economias planejadas na verdade atrapalham o crescimento.
A idéia central de Smith em “A Riqueza das Nações” é de que o mercado, aparentemente caótico, é, na verdade, organizado e produz as espécies e quantidades de bens que são mais desejados pela população. Pode-se citar como um exemplo que ilustra esta idéia: “Supõe-se que os membros de uma população desejem muito consumir sorvete e naquele momento há apenas um fabricante de sorvete na região, sendo assim, a partir do instante em que todos desejam comprar seu produto, ele pode cobrar preços muito altos. Percebendo que o mesmo está ganhando muito dinheiro outras pessoas na sociedade decidem também entrar no negócio, logo haverá diversos sorveteiros e todos vão querer atrair o maior número de clientes possíveis, para isso, eles vão desejar produzir o melhor sorvete reduzindo seu preço para o menor possível.”
Este exemplo ilustra a premissa básica de Smith, que é o fato de que o

Relacionados