Teoria de abraham maslow

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Abraham Maslow:
Abraham Maslow foi o criador da hierarquia de necessidades, conhecida como a “Pirâmide de Maslow”. Nasceu no Brooklin, Nova York - norte-americano, em 1° de abril de 1908, Psicólogo. Seus pais eram semianalfabetos, e como toda a família sonhava em ter um filho advogado, ingressou na faculdade de Direito de Nova York.
Ele ficou muito insatisfeito, e acabou largando o curso etransferiu seus estudos para a Universidade de Cornell onde veio a se casar contragosto com sua prima, logo se mudou para Wisconsin, onde conheceu o estudioso Harry Harlow, responsável pelos estudos a respeito do comportamento de filhotes de macacos.
Esse contato despertou o interesse de Maslow pela psicologia. Tornando-se nessa área acadêmica, Barachel em 1930, Mestre em 1931 e Doutor pelaUniversidade de Wisconsin em 1934.
Quando acabou de se formar no ano seguinte, retornou a Nova York, e começou a trabalhar na Universidade de Columbia e a lecionar na Universidade do Brooklin, onde conheceu importantes grupos de Psicólogos. Passou a se dedicar mais aos estudos da motivação humana e das hierarquias da necessidade do indivíduo.
Na psicologia onde ele sempre defendeu a ideia de que asnecessidades fisiológicas devem ser saciadas para que posteriormente sejam saciadas as necessidades de segurança, e na ordem as sociais, de autoestima e a auto-realização, etapa final da felicidade do ser humano.
Maslow sempre foi um pensador supreendentemente original, pois a maioria dos psicólogos antes dele estava mais preocupado com a doença e com a anormalidade. Maslow queria saber o queconstituía a saúde mental positiva sempre gostou de fazer frases e essa foi uma delas “Se você planeja ser qualquer coisa menos do que aquilo que você é capaz, provavelmente você será infeliz todos os dias de sua vida.”
Já nos anos 60, teve contato com obras de Peter Drucker e McGregor, onde veio a influenciar o envolvimento de Maslow com a Gestão de Negócios. Buscou, a partir de então, a relacionar asteorias de motivação e os estudos de gestão.
No fim dos anos 60, recebeu da Associação Americana de Psicologia a honra “Humanista do ano”, mas em 08 de junho de 1970, veio a falecer de ataque cardíaco.
Frederick Herzberg:
Frederick Irving Herzberg nasceu em Lynn, Massachusetts, em 18 de abril de 1923. Sendo um psicólogo americano com um dos nomes mais influentes na gestão empresarial. Eleficou famoso por introduzir o enriquecimento do trabalho e a teoria dos Fatores de Motivação (teoria dos dois fatores). Publica em 1968 o artigo "One More Time: How Do You Motivate Employees?", foi vendido 1,2 milhões de reimpressões até 1987, e foi o artigo mais solicitado da Harvard Business Review. Frederick Herzberg é um dos professores de gestão mais influentes e consultores do pós-guerra, morreuem 18 de janeiro de 2000, em Salt Lake City. Estava em Utah desde 1972, quando ele foi convidado para participar da Faculdade de Negócios da Universidade de Utah, então liderado por George Odiorne.
Argumentou que enriquecimento do trabalho é necessário para a motivação intrínseca, e que é um processo de gerenciamento contínuo. De acordo com Herzberg ele sempre disse que o trabalho deveria terdesafio suficiente para utilizar a capacidade total do empregado.
com isso ele sempre dizia que os funcionários que demonstram níveis crescentes de capacidade devem ser dados aumento dos níveis de responsabilidade.
Se um trabalho não pode ser projetado para usar as habilidades completa de um empregado, então a empresa deve considerar automatizar a tarefa ou substituindo o empregado com quem tem ummenor nível de habilidade. Se uma pessoa não pode ser plenamente utilizados em seguida, terá uma motivação problema. Ele realizou varias descobertas e constatações importantes: As pessoas ficam insatisfeitas por um ambiente ruim, mas elas raramente ficam feitas como satisfeito por um bom ambiente. A prevenção da insatisfação é tão importante quanto o incentivo de satisfação.
Fatores de...
tracking img