Teoria das nescessidades de maslow

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE MARKETING

Teoria das nescessidades de Maslow

Mesmo considerando que o comportamento e percepção variam conforme cada indivíduo, ainda devemos estudar o princípio da motivação,as três premissas que explicam o comportamento humano e também as hierarquias das necessidades básicas que o ser humano busca para satisfazer-se.

Logo nas primeiras linhas do texto: além doprincípio do prazer de Freud (1920), o célebre autor já comenta que na teoria psicanalítica a compreensão do comportamento humano e sua motivação ocorrem através do curso tomado pelos eventos mentais queautomaticamente buscam o princípio do prazer, ou seja, o indivíduo busca relacionar e regular o prazer e o desprazer reduzindo ou equilibrando a quantidade de excitação que se encontra vinculada namente.

Para lidar com o desprazer, muitas vezes, a pessoa recorre a mecanismos de defesa psicológicos como: a negação, projeção e recalcamento. O princípio do prazer é uma tendência que opera aserviço de uma função, sendo sua misão, libertar aparellho psíquico das exitações e ou mantê-las em níveis baixos.

Chiavenato (1998) explica que as pessoas são diferentes no que tange a motivação,sendo que as necessidades variam de indivíduo a indivíduo, e com isso cada um estabelece o seu próprio padrão de comportamento; contudo, o processo que resulta a motivação é o mesmo para todas aspessoas.

O ciclo motivacional surge com uma necessidade. A necessidade pode ser considerada uma força dinâmica e persistente que provoca o comportamento. A cada necessidade emergente, há também umrompimento do equilíbrio do organismo, que causa um estado de tensão. A conseqüência do estado de tensão é o comportamento ou uma ação que é capaz de livrar o desconforto. Quando satisfeita anecessidade, o organismo volta a um estado de equilíbrio. (Chiavenato, 1998).

Maslow (1954) apud Moscovici (2002) caracterizou as necessidades básicas como um dos aspectos da motivação humana. O autor...
tracking img