Resumo etica para meu filho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA

Livro: Ética para meu filho
Ética para meu Filho, de Fernando Savater, é um livro que pretende discutir ética com os jovens e a relatividade daquilo que consideramos “bom” ou “mau”.  Elemostra como ordens, costumes e caprichos nos tiram a liberdade e como devemos nos esforçar para descobrir e fazer o que realmente queremos, o que nos deixa feliz e o que nos faz sermos humanos, nosentido mais ético do termo.
O livro em si trata de assuntos que muitas vezes não damos muita atenção, e achamos que são apenas palavras que usamos de vez em quando; não nos aprofundamos em seusconceitos e muitas vezes não sabemos usá-las, e com isso o verdadeiro significado vai se perdendo ao passar dos anos ao mesmo tempo a ignorância das pessoas em nossa sociedade aumenta.
Há ciências queestudamos por simples interesse de saber coisas novas; outras, para adquirir uma habilidade que nos permita fazer ou utilizar alguma coisa. Se não sentirmos curiosidade nem necessidade de realizar estesestudos, podemos prescindir deles tranquilamente. Há uma infinidade de conhecimentos muito interessantes, mas sem os quais podemos nos arranjar para viver.
Certas coisas nos convém e outras não, o bome o mau, o que nos faz bem, mas também pode nos fazer mal. Saber distinguir entre o bem e o mau é um conhecimento que todos nós tentamos adquirir pela compreensão que nos traz.
A ética é o saberviver dos humanos. Ao contrario de outros seres, animados ou inanimados, nós homens podemos inventar e escolher, em parte, nossa forma de vida. Podemos optar pelo que parece bom, ou seja, convenientepara nós, em oposição ao que nos parece mau e inconveniente. Como podemos inventar e escolher, podemos nos enganar. De modo que se parece prudente atendermos bem para o que fazemos, procurando adquirirum certo saber-viver que nos permita acertar. Esse saber-viver, ou arte de viver, é o que se chama de ética.
"Não somos livres para escolher o que acontece." "Sermos livres para tentar algo não...
tracking img