Teoria das necessidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (902 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Motivação e Teoria das Necessidades

Motivação do Homem Social

Reconhecimento público é uma tradução da idéia de felicidade. Algumas pessoas não dão muita importância aos bens materiais, porquegostam da glória, de ser cortejadas e da notoriedade. Em caso extremo, são vaidosas e gostam de ser vistas. Esta hipótese corresponde à idéia, divulgada pela escola das relações humanas, de que ogrupo tem papel importante no desempenho das pessoas. As pessoas são seres sociais, que não podem sobreviver sem convivência. Por necessidade de aceitação, ou por receio de rejeição, as pessoas agem etrabalham dentro dos padrões criados e respeitados pelos colegas. Esta hipótese está na base de todos os modelos de administração que enfatizam o lado social e humano da organização. De acordo com estahipótese que funciona é estar de bem com o grupo.

Teoria das necessidades

Necessidades Primárias ou básicas são inerentes à condição humana, portanto, comum a todas as pessoas, como exemplo as dealimentação, reprodução, abrigo e segurança. Elas tornam iguais todas as pessoas, são também chamadas necessidades de sobrevivência.

Necessidades Secundárias ou adquiridas, em plano superior àsnecessidades de sobrevivência, encontram-se as necessidades que as pessoas adquirem ou desenvolvem por meio de treinamento, experiência, pela convivência com outras pessoas, pela incorporação dosvalores da sociedade em que vivem, ou por causa da própria personalidade.

Hierarquia de Maslow

Abraham Maslow (1908/1970) desenvolveu a idéia de que as necessidades humanas dispõem-se numa hierarquiadivididas em cinco grupos:
I- Necessidades fisiológicas ou básicas – Necessidades de alimento, abrigo (proteção contra a natureza), repouso, exercício, sexo e outras necessidades orgânicas;
II-Necessidade de Segurança – Necessidade de proteção contra ameaças, inclusive a ameaça da perda do emprego;
III- Necessidades Sociais – Necessidades de amizade, afeto, interação e aceitação dentro...
tracking img