Teoria da firma e teoria da agência

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bacharelado em direito










Trabalho de Economia












Arcoverde
2012























TEORIA DA FIRMA


Explica o comportamento da Firma quando desenvolve a sua atividade produtiva. Divide-se em Teoria da Produção e Teoria dos Custos de Produção.

Firma – unidade de produção que atua racionalmente, procurandomaximizar seus resultados relativos a produção e lucro.

TEORIA DA PRODUÇÃO
Produção é o processo pelo qual uma firma transforma os fatores de produção adquiridos em produtos ou serviços para a venda no mercado.
Assim, a firma é uma intermediária: compra insumos (inputs, fatores de produção), combina-os segundo um processo de produção escolhido, e vende produtos (outpus), no mercado.Fator de Produção – bens ou serviços transformáveis em produção.


Função Produção - relações tecnológicas, físicas, entre a quantidade produzida e as quantidades de insumos utilizados na produção. Q = f (K, L)


Enquanto a Teoria dos Custos inclui os preços dos insumos.


Processo de Produção – técnica por meio da qual um ou mais produtos serão obtidos pelautilização de determinadas quantidades de fatores de produção.



A Escolha do Processo de Produção - O processo de produção pode ser mão-de-obra intensivo, capital-intensivo, ou terra-intensiva, dependendo do fator de produção utilizado em maior quantidade, relativamente aos demais.



A escolha do processo de produção depende de sua eficiência. A eficiência pode ser avaliada sob oponto de vista tecnológico ou sob o ponto de vista econômico.
• Eficiência técnica (ou tecnológica): entre dois ou mais processo de produção, é aquele que permite produzir uma mesma quantidade de produto, utilizando menor quantidade física de fatores de produção.
• Eficiência econômica: entre dois ou mais processos de produção, é aquele que permite produzir uma mesma quantidade deproduto, com menor custo de produção.
São conceitos relativos: diz-se que A é mais eficiente relativamente a B (e não que A e B são eficientes). Esses conceitos também podem ser aplicados para comparação entre firmas assemelhadas, ou ainda entre setores (por exemplo, diferenças de eficiência no setor têxtil entre os vários Estados).

Observações

a) Há uma diferença entre osconceitos de TECNOLOGIA e de MÉTODO DE PRODUÇÃO. Tecnologia é um inventário dos métodos de produção conhecidos. É o estado das artes. Nesta análise, supõe-se tecnologia dada. Métodos ou Processos de Produção são diferentes combinações dos fatores de produção, a um dado nível de tecnologia.

b) Na Teoria Microeconômica, consideramos uma dada eficiência tecnológica (que seria mais uma questãode engenharia), e preocupamo-nos mais com a questão de eficiência econômica.

Função de Produção
Um dos conceitos mais relevantes, dentro da Teoria da Produção, é o de função de produção. É a relação técnica entre a quantidade física de fatores de produção e a quantidade física do produto em determinado período de tempo.


Ela supõe eficiência técnica: é a máxima produçãopossível, a dados níveis de mão-de-obra, capital e tecnologia.


Existe uma diferença entre os conceitos de função oferta e função de produção:
• função oferta – conceito “econômico”, pois depende dos preços dos fatores de produção (custos);

• função de produção - conceito “físico” ou “tecnológico”, pois se refere à relação entre quantidades físicas de produto e defatores de produção.


Distinção entre Fatores de Produção Fixos e Variáveis, e curto e longo prazos
Em Microeconomia, a questão do prazo está ligado à existência ou não de fatores fixos.


Os fatores de produção fixos permanecem inalterados, quando a produção varia, enquanto, enquanto os fatores de produção variáveis se alteram, com a variação da quantidade produzida....
tracking img