Macroeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Macroeconomia
A Macroeconomia estuda economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produto nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balanço de pagamento e taxa de câmbio.
A mesma trata o mercado de bens e serviços como um todo (agregando produtos agrícolas, industriais e serviços detransporte, por exemplo), assim como o mercado de trabalho (não se preocupando com as diferenças na qualificação, sexo, idade, origem da força de trabalho etc.).
Não há conflito entre a Micro e Macroeconomia, uma vez que o conjunto é a soma de seus mercados individuais. A diferença é primordialmente uma questão de ênfase, de enfoque. Ao estudar a determinação de preços num dado setor, naMicroeconomia consideram-se constantes os preços dos outros setores (a hipótese de coeteris paribus). Na Macroeconomia, estuda-se o nível geral de preços, ignorando-se as mudanças de preços relativos dos bens dos diferentes setores.
Objetivos de politica macroeconômica
São os seguintes os objetivos de politica macroeconômica:
a. Alto nível de emprego;
b. Estabilidade de preços;
c.Distribuição de renda socialmente justas;
d. Crescimento econômico;
Alto nível de emprego
Pode-se dizer que discussões sobre desemprego, a partir dos anos 1930, permitiram um aprofundamento da analise macroeconômica. É o livro de John Maynard Keynes, Teoria geral de desemprego, dos juros e da moeda, de 1936, forneceu aos governantes os instrumentos necessários para que a economia recuperasse seu nívelde emprego potencial ao longo do tempo.
Estabilidade de preços
Define-se como o aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços. Porque a inflação é um problema? Ela acarreta distorções, principalmente sobre a distribuição de renda, sobre as expectativas dos agentes econômicos e sobre o balanço de pagamentos.
Distribuição equitativas de renda
A economia brasileira cresceurazoavelmente entre o fim dos anos 1960 e a maior parte da década de 1970. Apesar disso, verificou-se uma disparidade muito acentuada de nível de renda, tanto entre diferentes grupos socioeconômicos como entre as regiões brasileiras. Tal situação fere, evidentemente, o sentido de equidade ou justiça social.
No Brasil, os críticos do ‘‘milagre econômico” argumentam que a concentração de renda no pais piorouentre os anos 1967 e 1973 devido a uma politica deliberada do governo de primeiro crescer para depois distribuir (chamado teoria do bolo).
Crescimento econômico
Se existem desempenho e capacidade ociosa, pode-se aumentar o produto nacional por meio de politicas econômicas que estimulem atividade produtiva. No entanto, feito isso, há um limite á quantidade que se pode produzir com a tecnologia eos recursos disponíveis.
Dilemas de politica econômica: inter-relações e conflitos de objetivos
O crescimento econômico pode facilitar a solução de problemas relativos á pobreza, pois os conflitos sociais sobre a divisão do bolo produtivo podem ser abrandados quando ele aumentar. Nesse sentido, pode-se aumentar a renda dos pobres sem diminuir a dos ricos.
Entretanto, no Brasil e em outrospaíses em desenvolvimento, as metas de crescimento e equidade distributiva têm-se mostrado conflitantes, fundamentalmente devido ao fator educacional, com a maioria de mão-de-obra com baixa qualificação e, portanto, com baixos rendimentos.
Instrumentos de política macroeconômica
A politica macroeconômica envolve a atuação do governo sobre a capacidade produtiva (oferta agregada) e as despesasplanejadas (demanda agregada), com o objetivo de permitir que a economia opere a pleno emprego, com baixas taxas de inflação, com distribuição de renda justa, e cresça de forma contínua e sustentável.
Politica fiscal
Refere-se a todos instrumentos de que o governo dispõe para arrecadar tributos e controlar suas despesas. A politica tributaria, além influir sobre o nível de tributação, é utilizada,...
tracking img