Teoria da expectativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1090 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria da expectativa

Motivação = valor x expectativa x instrumentalidade.
Desenvolvida pelo psicólogo Victor Vroom, é uma teoria que tenta explicar a motivação humana, é um processo que governa a escolha de comportamentos voluntários alternativos, onde uma pessoa pode fazer suas próprias escolhas. A motivação é nula se no caso em que não existe qualquer expectativa em atingir oresultado, dessa forma, ocorre desmotivação sempre que a valência (valor) é negativa, isto é, quando a pessoa prefere não atingir o objetivo.
Encara a produtividade como um meio de alcançar satisfação, o esforço realizado para conseguir um alto desempenho, deve ser recompensado com resultados que façam com que o esforço tenha válido a pena. Produtividade não é um fim em si, mas ummeio para um fim, de modo que, quando os trabalhadores percebem a produtividade alta como meio que leva a alcançar um ou mais de seus objetivos pessoais, tenderam a produzir mais.
A motivação individual será significativamente pelas probabilidades que o funcionário atribua às seguintes relações: que seu esforço conduza a desempenho, que o desempenho conduza a recompensas e que estassatisfaçam objetivos pessoais.
A Teoria da Expectativa de Motivação não tenta explicar o que motiva os indivíduos, mas sim como eles tomam decisões para alcançar o fim que eles valorizam.
Modelo de Expectativa Simplificado

O modelo de motivação de Vroom apóia o modelo de expectação da motivação. Os três principais fatores nessa teoria são: Valência, Expectativa eInstrumentalidade.
Se um desses fatores não existe, a motivação se vai.

- O valor

Atribui ao resultado advindo de cada alternativa (que ele chama de "valência").
É a inclinação, a preferência para receber uma recompensa, cada recompensa, em um momento preciso, tem um valor único, embora este valor possa variar com o tempo, dependendo da satisfação dasnecessidades e do surgimento de outras novas oportunidades, as diferentes compensações ligadas as alternativas A, B e C, terão diferentes valores para uma pessoa.
O valor pode ser positivo ou negativo. No primeiro caso existirá um desejo por alcançar determinado resultado e no outro caso o desejo será de fugir de um resultado final específico. Valência é a importância colocada narecompensa.

Por ex: Um novo emprego poderá ter como valores positivos um maior salário e uma maior visibilidade e poderão ter como valor negativo uma carga maior de trabalho e uma mudança para outra cidade. Para um vendedor sua valência é a importância colocada nas comissões recompensas.

* O quanto eu realmente quero um "A" em matemática?
* Do I want a bigger raise? Euquero um maior aumento? Is it worth the extra effort? Valerá a pena o esforço extra? Do I want a promotion? Eu quero uma promoção?
* How important to me is it to be team MVP? Como importante para mim é ser MVP da equipe?
* Do I need a sales bonus? Preciso de um bônus de vendas? Is the extra time I spend making extra sales calls worth the extra commission? É o tempo extra eu gastar fazendovendas extras chamadas no valor da comissão extra?
* Is it important to me that I am the best salesperson? É importante para mim que eu sou o melhor vendedor?

-A percepção
É a estimativa feita por uma pessoa sobre a obtenção de uma recompensa, de que a obtenção de cada resultado está ligada a uma compensação (que ele chama de "instrumentalidade"). Toda pessoa tem um percepção dacompensação que terá se alcançar certo resultado.
A instrumentalidade também assume um valor entre 0 e 1. Se a estimativa sobre a obtenção da recompensa é eqüitativa com desempenho então a avaliação será alta, caso contrario a avaliação será baixa. Instrumentalidade é a crença de que a performance está relacionada às recompensas.

Por ex: Para um vendedor sua...
tracking img