Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP

DEIVID LINO DE SÁ – RA: 376229
ELIZABETH CRISTINA DE FREITAS FAGUNDES – RA: 363437
JOHN DELON NISIO SOARES – RA: 401448
SUELY DE ALMEIDA RIBEIRO SANTANA – RA: 374825

TEORIAS DA CONTABILIDADE

Prof.ª: JULIANA LEITE KIRCHNER
LUZIANIA, 27 DE NOVEMBRO 2012.

INTRODUÇÃO
Neste trabalho apresentaremos um resumo do que foi visto durante o período em queestudamos a matéria de Teorias da Contabilidade.

INDICE:
Origem da contabilidade
Da Arte para a Técnica dos Registros.
O grau de desenvolvimento da teoria contábil
Escola Norte-Americana
Contabilidade no Brasil.
Evolução até as partidas dobradas
Partidas dobradas
Objetivo da contabilidade
Usuários e suas necessidades
Características qualitativas das demonstrações contábeis
Os princípiosfundamentais de contabilidade
CVM- Comissão de Valores Mobiliários
CFC- Conselho Federal de Contabilidade
CPC - Comitê de Pronunciamentos Contábeis
Ativo
Passivo
Patrimônio Líquido
Contas de Reserva
Receitas
Despesas
Perdas e ganhos
Bibliografia

Origem da Contabilidade

A contabilidade existe desde o princípio da civilização humana e durante muito tempo foi chamada “a arte daescrituração mercantil”. O homem observou que era preciso controlar, administrar e preservar seus bens e que poderia, através de desse controle, obter lucros e foi através desta necessidade que surgiu a contabilidade.
Historiadores fazem remontar os primeiros sinais objetivos da existência contábil aproximadamente ha 4.000 anos AC. Entretanto, antes disto, o homem primitivo ao inventariar o no deinstrumentos de caça e pesca disponível, ao contar seus rebanhos, ao contar de suas ânforas de bebidas, praticava uma forma rudimentar de Contabilidade.
O homem primitivo evidenciava a sua riqueza patrimonial, em inscrições em paredes de grutas “pintura” e também em pedaços de ossos.
É claro que sua evolução foi relativamente lenta até o aparecimento da moeda, tratava-se, portanto, de uminventário físico, sem avaliação monetária.

Da Arte para a Técnica dos Registros.
Assim nasceram os registros contábeis; porque se quantificava e evidenciava a riqueza patrimonial do indivíduo ou da família. Tais registros eram feitos em peças de argila.
No Egito, o “papiro” deu origem aos livros contábeis, utilizando-se o sistema baseados em lógica matemática.

O Grau de Desenvolvimento da TeoriaContábil
O grau de desenvolvimento da teoria contábil e suas práticas estão diretamente associados, na maioria das vezes, ao grau de desenvolvimento comercial, social e institucional das sociedades, cidades ou nações. É assim, fácil de entender, porque a conta teve o seu florescer, como disciplina, nas cidades italianas.
Assim iniciou-se o período de domínio da “Escola Italianis”, em particular, eeuropeia, em geral, razão pelo qual, o Brasil foi forte e inicialmente influenciado pela escola italiana.

Escola Norte-Americana
A partir de 1920, com a ascensão econômica e cultural do colosso norte-americano, desenvolve-se o approach norte americano, favorecido pela ampla estrutura econômica e política.
Apesar das diferenças de abordagem das várias escolas, reconhecemos que somente existeuma contabilidade, baseada em postulados, princípios, normas e procedimentos racionalmente deduzidos e testados pelo desafio da praticabilidade.

Contabilidade no Brasil.

A primeira escola de Contabilidade brasileira foi a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, em São Paulo, que em 1902, desenvolveu a filosofia da Escola Europeia de Contabilidade no Brasil. Nessa escola formaram-se,entre outros, Francisco D’Auria e Frederico Herrmann Junior, considerados dois dos mais importantes professores brasileiros de contabilidade em todos os tempos.

Evolução até as Partidas Dobradas
Conforme o homem enriquecia, crescia a necessidade de controle e preservação dos bens, e assim, deu início a história da contabilidade, que se divide em quatro períodos:
Antigo: início com a...
tracking img