Fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A ANATOMIA DAS TROVOADAS SEVERAS
(MODELOS UNI, MULTI E SUPERCELULAR) E A AVIAÇÃO.

[pic]


As trovoadas resultam da energia acumulada nas nuvens Cumulonimbus (CB), gênero de nuvens maisperigoso às operações aéreas, face ao seu alto grau de instabilidade e os fenômenos associados – turbulência, pancadas de chuva, rajadas de vento, gelo, granizo, raios e trovões. Ocorre com maior frequênciae intensidade nas regiões tropicais, principalmente na época do verão. As trovoadas apresentam três estágios: desenvolvimento (cumulus), maturidade e dissipação.


1) DESENVOLVIMENTO: Predominam ascorrentes convectivas ascendentes, com o resfriamento, a condensação e a formação de nuvens Cumulus; geralmente não ocorre precipitação neste estágio e a visibilidade é boa;
2) MATURIDADE: Ocorrecom a formação do CB (extensão vertical até 20 km), com a incidência dos relâmpagos e trovões, se principia a precipitação em forma de pancadas de chuva ou granizo, as correntes descendentes geram osventos de rajada em superfície, ocorre forte turbulência e é máxima a condição de instabilidade atmosférica. As aeronaves apresentam sério risco de acidentes neste estágio, com os instrumentos setornando inconfiáveis devido à forte turbulência (ascendentes e descendentes muito intensas) e a energia envolvida. Também ocorre a rápida formação de gelo claro, em grande quantidade, tornando inócuos ossistemas anti-congelantes da aeronave.
3) DISSIPAÇÃO – neste estágio cessam as correntes ascendentes e predominam as correntes descendentes, com a diminuição da turbulência, precipitação e dos ventosassociados. A dissipação do CB forma camadas de Sc, Ns e As, gerando o resfriamento da superfície e tornando a atmosfera mais estável.

Quanto à sua gênese, as trovoadas podem ser de vários tipos:orográficas, advectivas, convectivas, frontais (dinâmicas).

TROVOADAS OROGRÁFICAS – formam-se à barlavento das montanhas, formando fortes precipitações e rajadas de vento.
TROVOADAS ADVECTIVAS –...
tracking img