Teoria da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTIONÁRIO TEORIA DA CONTABILIDADE

1. Em que consiste o método das partidas dobradas? R. – Consiste no principio da equação, não há dúvida, mas logicamente ela representa a explicação da origem e de efeito do fenômeno patrimonial. Para cada débito há um credito de igual valor. 2. Porque a contabilidade é considerada uma ciência? R. – Para se edificar uma ciência, é necessário que seconstrua teorias, e isto ocorre quando se busca a verdade, assim como também a explicação de porque as coisas existem, aconteceram ou virão acontecer. 3. Justifique porque a contabilidade é uma ciência social: R. – Se a contabilidade trata do patrimônio das células sociais e se estas se inserem no todo social, é fácil concluir que seja ela uma ciência social. 4. Quais as perspectivas da contabilidade eda profissão contábil no Brasil? R – Do ponto de vista puramente financeiro, em termos de mercado de trabalho, para o contador, as perspectivas são excelentes. Na verdade, ainda estamos no limiar de uma era que será reconhecida toda a importância da função contábil dentro das entidades. 5. Qual a origem da contabilidade? R – A contabilidade é tão antiga quanto o homem que pensa, datando desde aépoca em que o homem era capaz de simbolizar os objetos e seres do mundo por meio de desenhos traços. 6. Como se comporta o desenvolvimento da contabilidade no Brasil? R – É sabido que o Brasil inicialmente foi influenciado pela escola italiana, contudo a contabilidade hoje, é considerada paradoxal, a qualidade das normas contábeis a disposição são editadas por órgãos governamentais, isso tendo emvista, que em um passado recente as associações de contadores não tomaram as iniciativas cabíveis, tendo o governo que interferir e conseqüentemente tornando alguns aspectos da escola italiana que apresentavam problemas. 7. Quais são as principais legislações a respeito dos princípios contábeis? R – As Resoluções do Banco Central do Brasil (Res. 220 e circular 179) Lei das S.A. (6.404/76)Estrutura conceitual básica da CVM (deliberação nº 29). 8. A escola Italiana (Européia) foi desenvolvida a partir de que século? R – a partir do século XX 9. Qual o objeto cientifico do conhecimento contábil? R – É o patrimônio das entidades, estuda e controla, registrando, classificando, analisando, interpretando através das demonstrações. 10. Qual a finalidade do conhecimento contábil? R – assegurar ocontrole do patrimônio, através do fornecimento de informações e orientações necessárias a tomada de decisões.

11. Quais são as correntes do pensamento da Escola Italiana? R – Contismo, Personalismo, neocontismo, controlismo, aziendalismo e Patrimonialismo. 12. Qual a importância das informações contábeis para a sociedade e demais interessados? R – Tomada de decisão. 13. Qual a finalidadedos princípios contábeis ? R – Servir de sustentação para a contabilidade, ou seja, todas as teorias que formam a contabilidade devem ser formadas por meio de princípios.

14. Qual a diferença básica entre a escola Italiana (Européia) e a Norte Americana? R – A escola Norte Americana dá ênfase aos relatórios para posteriormente chegar aos registros que originaram, enquanto que a Européia dáênfase aos registros para chegar aos relatórios. 15. Comente sobre o Princípio da Entidade? R – Os sócios não devem confundir seu patrimônio (pessoa física) com o patrimônio da entidade (pessoa jurídica) e vice-versa. 16. Qual o Princípio da Contabilidade que trata dos componentes Patrimoniais (devem ser registrados pelos seus valores originais)? R – do Registro pelo valor original 17. O que determinao Princípio da Competência? R – As Receitas e as Despesas sejam incluídas na apuração do resultado no período em que ocorrerem, independente de recebimento ou pagamento. 18. Cite duas diferenças entre as Escolas: Européia e a Norte Americana; R – Européia – Excessivo culto a personalidade e ênfase a contabilidade teórica; Norte Americana – ênfase ao usuário da informação contábil e ênfase a...
tracking img