Guerra fria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Guerra Fria e as suas consequências no dia de hoje.

A Guerra Fria, também conhecida como uma batalha ideológica, política e econômica marcou arivalidade das superpotências da época, Estados Unidos que era capitalista e da URSS (socialista), que tinham como foco principal mostrar a sua superioridade emrelação à outra, criando um arsenal de armas nucleares que poderiam destruir o mundo, mas, que nunca foram usadas.
Esse conflito deu início logo após aII Guerra Mundial e teve seu final marcado pela queda do muro de Berlim. Suas consequências principais foram o fim da URSS e o fim da ameaça ao capitalismo,ideologia dos Estados Unidos que se espalhou pelo mundo, sobrando apenas alguns países em regime comunista.
A partir daí, surge o termo “Globalização” eos EUA se transformam numa potência praticamente inalcançável, tendo cerca de 60% da riqueza global em seu poder. Estabelecem-se também as relações comerciaistravés dos blocos econômicos como, por exemplo, a União Européia, Mercosul, entre outros.
Porém, todo esse avanço acarretou alguns conflitos que foram seestendendo com o decorrer dos anos e surgiram as divisões entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento que teve como consequência a invasão deimigrantes ilegais em países ricos, e também alguns conflitos no Oriente Médio onde o terrorismo se espalhou e com ele a crise de diversos países que tiveram aintervenção dos EUA, e essa intervenção gerou muita controvérsia entre diversas nações, e essas rivalidades persistem até o dia de hoje, sem previsão para acabar.
tracking img